FILMES CLSSICOS NAS TELONAS: MARY POPPINS

Saiba tudo sobre o clssico que o Cinemark exibe nos seus cinemas dias 11, 12 e 15 de abril

09/04/2015 17:21 Por Rubens Ewald Filho
FILMES CLÁSSICOS NAS TELONAS: MARY POPPINS

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sexta temporada de Clássicos na Rede Cinemark

Os filmes desta temporada são:

- Rocky, Um Lutador - 28 e 29 de março; 1º de abril
- O Exorcista - 4, 5 e 8 de abril
- Mary Poppins - 11, 12 e 15 de abril
- Um Corpo que Cai - 18, 19 e 22 de abril
- Perfume de Mulher - 25,26 e 29 de abril
- De Volta para o Futuro 2 - 2, 3 e 6 de maio

 

 

Mary Poppins

EUA, 1964. 139 min. Diretor: Robert Stevenson. Elenco: Julie Andrews, Dick Van Dyke, David Tomlinson, Ed Wynn, Glynis Johns, Jane Darwell, Hermione Baddeley, Karen Dotrice, Matthew Garber, Elsa Lanchester.

Sinopse: Em 1910, uma babá mágica vem voando com seu guarda-chuva para cuidar de casal de crianças na velha Londres. Logo conquista a dupla, que tem problemas com um pai conservador e uma mãe feminista.

Comentários: O filme recente Walt Disney nos Bastidores de Mary Poppins que contava os bastidores das filmagens deste musical teve boa repercussão dentre os fãs desta produção curiosa mais por nunca ter tido uma continuação, apesar de seu grande e perene sucesso (inclusive na versão de teatro que depois de estrear em Londres fez também sucesso na Broadway). E o que é mais surpreendente, é que era muito boa, com momentos brilhantes de teatro (como o herói dançando no teto!). Baseado em livro famoso de P. L. Travers (uma mulher mal humorada), tem seus melhores momentos justamente no desenho animado (contra o qual a autora lutou até o fim), o filme foi supervisionado pelo próprio Disney, que escolheu Julie em sua estreia no cinema (ela havia virado estrela do palco com My Fair Lady, mas perdeu o papel no filme para Audrey Hepburn). Acabou levando um inesperado e imerecido Oscar de Atriz (porque faz muito pouco. Perdeu depois por A Noviça Rebelde onde esta muito superior).

Foi o filme da Disney mais premiado até hoje. Levou ainda Oscars de Montagem, Canção (Chim-Chim-Cheree), Efeitos Visuais, Trilha Musical (dos Irmãos Sherman). Ainda foram indicados por filme, diretor Robert Stevenson, o mais bem sucedido da Disney, roteiro, fotografia, direção de arte, figurino (Tony Walton, que na época era marido de Julie), som e musica.

Curiosamente os irmãos brigavam muito entre si e passaram anos sem trocarem uma palavra, Richard M Sherman (1928-) e Robert B. Sherman (1925-2012). Hoje resulta um pouco longo, teatral, com excesso de canções, mas tem seus grandes momentos, em particular uma extensa sequência em desenho animado (os personagens contracenam com os bichos animados numa corrida de cavalos e num passeio no parque com pinguins garçons). Dick Van Dyke (ainda vivo) como um pintor de rua teve sua primeira chance como astro e seu melhor momento. Mas no seu gênero e estilo, é um clássico muito imitado pelo próprio estúdio.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro