RESENHA CRTICA: Maria Madalena (Mary Magdalene)

O filme pode causar polmicas e foi concebido mais como um filme de arte, para um pblico mais especial

22/03/2018 14:36 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Maria Madalena (Mary Magdalene)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Maria Madalena (Mary Magdalene)

EUA, 18. 120min. Direção de Garth Davis. Roteiro de Edmundson, Philippe Goslett. Com Rooney Mara, Joaquin Phoenix, Chiwetel Ejifor, Tahar Rahim, Ariane Labed, Denis Menochet, Lubna Azabal, Tcheky Karyo, Ryan Corr.

Simultaneamente com os EUA, esta é uma co-produção entre Inglaterra e Austrália, rodada basicamente na Itália (em Puglia, na Sicilia, Matera em Basilicata, e Nápoles). O diretor é o australiano Garth Davis foi Indicado ao Emmy com Top of the Lake, com Jane Campion, 13, e fez sucesso com Lion/ Uma Jornada para Casa, 16 (ele declarou que procurou fazer uma “historia bíblica relevante, contemporânea, confiável”). E seu elenco internacional, formado por árabes, franceses e britânicos, é liderado pelos americanos Rooney Mara, tenho que confessar que não aprecio esta milionária que faz o papel título ao lado de Joaquin Phoenix, que interpreta Cristo e é irmão do hoje esquecido River (segundo o IMDB eles iniciaram um romance durante a produção do filme embora já tivessem feitos antes seu melhor momento que foi Ela (Her, 13). O casal também fez outro filme que passou em Sundance, de Gus Van Sant chamado Don´t Worry , He Won´t Get Far on Foot.Foi também o último trabalho do falecido compositor da Islândia Johann Johannsson (1969-18), indicado aos Oscars por Sicário, A Teoria de Tudo. Fez ainda a trilha de Mãe! Os figurinos são da ilustre Jacqueline Curran, sempre celebrada pelos Oscars! Além disso, veja a ironia, o filme foi produzido apesar do tema, pelo hoje marginalizado Harvey Weinstein (por causa dos escândalos outros estúdios assumiram a distribuição e ele não é citado em letreiros!). Por causa disso, o filme estreou antes na Europa do que nos EUA.

De qualquer forma, é bom explicar que não é um nova Paixão de Cristo a la Mel Gibson, tampouco tem a ver com A Ultima tentação de Cristo de Scorsese, mas um filme atrevido e revisionista em muitas situações. Alguns vão aceitar e gostar, outros podem se ofender. Mas é sempre bom lembrar que hoje em dia a figura de Maria Madalena passou a ser cultuada por várias igrejas e religiões, no caso Ortodoxos, Luteranos, Anglicanos . Ou seja, o filme pode causar polêmicas e foi concebido mais como um filme de arte, para um público mais especial. Mas não há dúvida que foi criado com delicadeza, caprichando na fotografia e no que parecem ser boas intenções. Mas não tem pretensões de ser um filme empolgante, mas de questionamento espiritual

Maria Madalena vive com a família de pescadores como uma judia devota até messiânica ajudando nos deveres. Ele se preocupam com o fato de que ela não quer se casar e chegam mesmo a fazer um tipo de exorcismo. Logo sente-se atraída pela presença de Jesus de Nazaré (a interpretação de Phoenix me parece a coisa mais duvidosa do filme) e a lenda de que ela seria uma prostituta é negada num texto nos letreiros finais. Ainda assim tem a presença de Judas Escariote (feito pelo ator franco árabe Tahar Rahim que tem sido o mais elogiado do elenco, enquanto o São Pedro do bom ator Chiwetel Ejiofor é sub utilizado). A intenção parece ser dar ao filme um tom feminista, ainda assim discreto. Mesmo assim mantém um tom pesado, irregular.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro