FILMES CLSSICOS NAS TELONAS: 3 TEMPORADA - SEMANA 5

O Cinemark exibir mais filmes clssicos consagrados por geraes. Nesta semana: Nascido Para Matar

01/10/2014 10:25 Por Rubens Ewald Filho
FILMES CLÁSSICOS NAS TELONAS: 3ª TEMPORADA - SEMANA 5

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O Cinemark trará uma segunda temporada de filmes clássicos nas telonas dos cinemas. Depois do sucesso da temporada anterior, os filmes escolhidos foram:

O PODEROSO CHEFÃO: PARTE II - dias 6, 7 e 10 de setembro

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA - dias 13, 14 e 17 de setembro

CHINATOWN - dias 20, 21 e 24 de setembro

GHOST: DO OUTRO LADO DA VIDA - dias 27 e 28 de setembro e 1 de outubro

NASCIDO PARA MATAR - dias 4, 5 e 8 de outubro

OS CAÇA-FANTASMAS - dias 11, 12 e 15 de outubro

Para ver quais as salas e horários, visite o site do CINEMARK

 

A cada semana traremos a resenha crítica completa de cada filme a ser exibido. Nesta semana:

 

Nascido para Matar (Full Metal Jacket)

 

Estados Unidos/Inglaterra, 1987. 116 min. Diretor: Stanley Kubrick .Roteiro de Kubrick, Michael Herr, e Hasford,  baseado em The Short Timers, de Gustav  Hasford. Elenco: Matthew Modine, Adam Baldwin, Vincent D’Onofrio, R. Lee Ermey, Dorian Harewood, Arliss Howard, John Terry, Ed O´Ross, participação de Stanley Kubrick (voz de Murphy) Vivian Kubrick (operadora de camera no enterro em massa, também autora da trilha musical).

 

Sinopse: O treinamento desumano de soldados americanos para a Guerra do Vietnã provoca o suicídio de um deles. Na segunda parte, eles entram em ação enfrentando um franco-atirador.

 

Comentários: Demorou bastante para Kubrick resolver fazer um filme sobre o Vietnã (a guerra oficial foi declarada pelos americanos em 1964, e o final oficial em 1975). Mas nem tanto quando se sabe que tudo nele era demorado e difícil. Neste caso, alguns dos grandes filmes sobre o tema já haviam sido feitos, como Os Boinas Verdes de John Wayne, 68, o único a seu favor e claro o pior, Apocalypse Now de Coppola, 86, O Franco Atirador (The Deer Hunter de 78), Amargo Regresso (Coming Home de 78), Bom Dia Vietnã, de 1980 de Barry Levinson. Mas não os grandes êxitos, o sucesso Platoon, 89, de Oliver Stone e Nascido em Quatro de Julho, do mesmo Stone (89). Foi inteiramente rodado na Inglaterra e nem passou verdade de lugares autênticos. Foram o estudio Pinewood, Norfolk Broads, Parris Island Carolina do Norte (arquivo), Beckton Londres (ruínas),  Dorset (que passa pelo interior do Vietnã), Isle of Dogs (que passa por Da Nang), Parris Island feitas na RAF Swinderby, Lincolnshire), Bassingbourn (Barracas em Cambrdigeshire), Essex  (acampamento). O filme custou oficialmente 17 milhões de dólares (atualizado para 30) e rendeu no, total 46 milhões! Foi indicado para apenas um único Oscar®, o de roteiro adaptado (perdeu para O Último Imperador de Bertolucci).

Kubrick tinha controle absoluto do seu filme, sem admitir interferência do estúdio da Warner que o financiava. Podia deixar o título que quisesse como aqui quando preferiu não colocar uma tradução para o Brasil, deixando o nosso público confuso. Sobre o que seria o filme. Também exigia que um diretor famoso no país de origem fosse escolhido para revisar as legendas e mandava empregados dele para seguir o serviço, no nosso caso o escolhido foi Nelson Pereira dos Santos. O pior: exigia também copias dubladas em Português, o que naquela época no Brasil era um absurdo! Porque as pessoas ainda sabiam ler legendas! Também o formato escolhido por ele foi o chamada Standard e quando lançou em DVD em especial e depois Blu Ray que mudou para Wide Screen (ainda que falhe em brilho e mesmo conteúdo). O que continua explicando por que é considerado ainda dos mais fracos trabalhos do diretor.

No folheto abriam dizendo que mesmo para um diretor como Kubrick que é considerado um misantropo, ate ele conseguia fazer uma guerra parecer sombria. É focada na desumanização durante a Guerra do Vietnã, que começam no filme já tendo suas cabeças raspadas. Depois ficam sem nomes e identidades. Viram maquinas de matar. Há uma primeira cena atenuante com o personagem de Soldado (Joker feito por Mathew Modine, até hoje ainda o ator mais ou menos conhecido do filme, tendo feito trabalhos com Robert Altman, como Exército Inútil/ Short Cuts, Asas da Liberdade de Alan Parker, De Caso com a Máfia de Jonathan Demme, Batman o Passageiro das Trevas Ressurge de Nolan). Joker diz que depois de tanto xingar esses momentos mais leves parecem nos transportar para um mulher  onde qualquer emoção é fora de lugar.      

São duas partes muito claras: na primeira, Kubrick escolheu  um militar de verdade para fazer o sargento durão, R. Lee Ermey  que continuou carreira. Outro ator Tom Colceri havia sido já contratado, mas o diretor preferiu usar Ermey que era realmente sargento e  havia sido contratado apenas para colocar o elenco em forma. Não trabalhar com eles em cenas. Mas R. Lee sofreu acidente de carro durante as filmagens ( e em certas cenas dá para perceber que ele não usa o braço esquerdo machucado).

O fato é que Kubrick se encantou com o cara que era mestre de improvisação e foi soltando xingamentos a valer, alguns que poderiam ser ate chocantes não ficassem com jeito de comédia. Não tem o tempo certo, são cantilenas e xingamentos que dizem besteiras e nunca chegam a desrespeitar mesmo o personagem que seriam a finalidade das cenas. Alguns deles, como o estreante D´Onofrio, não conseguem mesmo disfarçar o sorriso. Na tradição do cinema americano de guerra e foram tantos os filmes do gênero, houve muitos atores que brilharam no tipo (Richard Widmark, William Bendix, James Whitmore etc.). Uma das razões porque considero este um dos piores filmes de Kubrick é o sargento fora de órbita (Ermey realmente serviu no Vietnã e esteve em outros filmes, como Seven, foi voz nos 3 Toy Storys e hoje tem 124 créditos). Apesar de tudo Modine tem pouco a fazer como o Joker além denunciar a dualidade da guerra. Vincent D’Onofrio num primeiro momento impressiona com a figura irreconhecível que faz o gordo, vítima do brutal treinamento. Só que ele teve que engordar 70 libras para o papel e a maquiagem revendo ficou falsa e nem parece tão gordo quanto muita gente na rua!!! Este teve uma longa carreira na série de TV Lei e Ordem: Crimes Premeditados, de 2001- 2011.    

Na segunda parte do filme, fica mais difícil acompanhar personagens, que não são marcantes, diálogos fracos, quando enfrentam um franco-atirador em locações no lado Leste de Londres que estavam para ser demolidas. Depois deste filme, Kubrick passou 12 anos até realizar De Olhos Bem Fechados. Anthony Michael Hall iria fazer o papel central antes de Modine, mas largou o projeto não querendo enfrentar o longo processo de filmagem. O fotografo habitual de Kubrick John Alcott estava ocupado (ele morreria em julho de 85) e em seu lugar entrou o assistente dele Douglas Milsome, nas filmagens que duraram seis meses.  O título original se refere ao tipo de munição usado no Vietnã, recoberta de cobre. Uma cena final foi cortada porque o diretor achou violenta demais. Mesmo assim não tem qualquer alivio para o espectador.

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Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

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