RESENHA CRTICA: Minha Obra-Prima (Mi Obra Maestra)

Muito bem-humorado e original, s nos deixa um pouco ciumento de ver como o cinema argentino consegue fazer uma Obra-prima como afirma seu ttulo. Por favor descubram esta total surpresa!

01/04/2019 16:34 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Minha Obra-Prima (Mi Obra Maestra)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Minha Obra-Prima (Mi Obra Maestra)

Argentina, Espanha, 2018. 1h40min. Direção: Andrés Duprat, Gastón Duprat. Com Guillermo Francella, Luis Brandoni, Raúl Arévalo, Andrea Frigerio, Mónica Duprat, Andrea Accatto, Lucas Aranto.

É uma pena que tenha sido tão mal divulgada esta notável comédia argentina que foi lançada sem devida publicidade e promoção. Também deveria ter ganho melhores premiações já que é certamente a mais notável e divertida e inteligente comédia argentina dos últimos anos. Isso apesar do elenco que não chega a ser famoso entre nós, mas pelo temos confirma sua qualidade. O diretor Duprat nativo de Bahia Blanca, é conhecido aqui por O Homem Ilustre (16), O Homem ao Lado (09), além de ter uma longa carreira como roteirista e diretor (são 26 filmes entre documentários, curtas, séries de TV). O fato é que demonstra que se tornou um grande realizador, perfeito nos enquadramentos, nas cenas de humor, isso para não destacar o ótimo elenco argentino (os dois centrais já são muito famosos), mas em momento nenhum se cai na caricatura ou farsa. O roteiro é também por sua vez notável na crítica, nas surpresas sem esquecer no visual que apresenta não apenas de Buenos Aires, mas também paisagens agrestes e inclusive uma curta presença do colorido Rio de Janeiro.

Não há como não elogiar a dupla central, um rebelde e irritado pintor que já está revoltado com tudo que é gênero e principalmente com o falso sucesso em exposições, já que decidiu trabalhar sozinho, fazendo o que bem entende. Isso apesar da presença constante de um velho amigo Arturo que trabalha como intermediário na venda dos quadros muitas vezes com vigarice. Engraçado, não recomendo que leiam muito sobre a história e suas consequências porque o texto é uma obra-prima de sacadas inteligentes, reviravoltas, ironias, malandragens e várias surpresas. O roteiro, acreditem, é uma obra-prima e devia ser apresentada em escolas para estudantes e intelectuais. Muito bem-humorado e original, só nos deixa um pouco ciumento de ver como o cinema argentino, ou seja, um país que tem problemas maiores ou semelhantes aos nossos, consegue fazer uma Obra-prima como afirma seu título. Por favor descubram esta total surpresa!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro