RESENHA CRTICA: A Grande Muralha (The Great Wall)

uma coproduo da Universal e Legendary, com os chineses. Mas que ningum espere outra obra prima do mestre do visual e da ao

22/02/2017 22:41 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Grande Muralha (The Great Wall)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Grande Muralha (The Great Wall)

China, 16. 1hora e 46 min. Direção de Zhang Yimou. Com Tian Jing, Matt Damon, Willem Dafoe, Andy Lau, Pedro Pascal, Lu Han. Argumento original de Max Brooks, Edward Zwick, Marshall Herkowitz. Roteiro de Tony Gilroy,Doug Miro, Carlo Bernard.

Muito se falou e mais ainda ouviremos falar de uma parceria criada entre a China (comunista como se dizia antigamente) e o cinema de Hollywood, o que pelo jeito interessa ambas as partes e se oficializou com este filme que é o primeiro a trazer um astro de primeira grandeza, no caso Matt Damon, se reunindo ao diretor mais famoso e importante da China que também abriu mão de ser um artista polêmico de dramas (como os clássicos Sorgo Vermelho, Lanternas Vermelhas, genial O Herói (2002) e mesmo Flores do Oriente, 11, com Christian Bale.

É uma coprodução da Universal e Legendary, com os chineses. Mas que ninguém espere outra obra prima do mestre do visual e da ação, e mesmo da denúncia social. Já se sente isso nos letreiros de gosto duvidoso onde tenta se deixar claro que é mesmo a história da Grande Muralha da China. Os letreiros iniciais são pesados e excessivamente digitais, deixando claro que a Muralha tem 5.500 milhas, levou 1.700 anos para ser construída e o que vai mostrar é uma lenda. Falado basicamente em inglês, está sendo criticado por causa do roteiro que seguiu basicamente o que seria um filme de monstro, num mundo historicamente indefinido.

Conta uma história de uma enorme batalha quando monstros paranormais invadem a China (os heróis são ajudados por dois astros chineses célebres, Andy Lau e Zhang Hanyu).Damon deve ter recebido uma fortuna para ser o astro da brincadeira como um certo William Garin, que fugia das tribos do norte da China. E o amigo mercenário Tovard (Pedro Pascal de Game of Thrones) que foi capturado por um grupo militar que está na Muralha. Escapam da morte quando Willilam mostra uma pata que ele teria tirado de um monstro que os atacou. Seria o Taoti, uma espécie de lagarto perigoso que com frequência teria invadido o país e esta seria a verdadeira razão porque construíram a Muralha. Entre delírios de efeitos especiais da Industrial Light &Magic, Damon tenta conseguir uma fortuna em pólvora e se apaixona por uma certa Lin (Jing Tian) a única mulher nas redondezas.

Há também um ocidental chamado Ballard que já é prisioneiro há 25 anos além de ensinar inglês ao guerreiro Wang (Lau). Há ainda uma mensagem dita por Lin sobre a importância de confiar nas pessoas (sim, claro, a mensagem não podia ser boba) sem perdoar o diálogo primário e tolo. Os críticos americanos também brincam com a falta de lógica do filme. Por que os Taotis só atacam humanos a cada 60 anos? Por que inventaram as mulheres soldados que pulam de uma espécie de paraquedas e o tempo todo ficaram rolando os olhos quando falam?

Ainda assim alguns ainda tentam salvar o filme dizendo que o diretor fez um espetáculo visual.  Mas a gente não pode negar que este é certamente seu pior trabalho.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro