OSCAR 2017: Lion - Uma Jornada para Casa (Lion) - RESENHA CRTICA
Indicado em 5 categorias: Filme, Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Fotografia
Lion - Uma Jornada para Casa (Lion)
Índia, Austrália, 16. 118 min. Direção de Garth Davis. Com Sunny Pawar, Pryanka Bose, Dev Patel, Nicole Kidman, David Wenhan, Rooney Mara.
Embora não tenha conseguido ainda uma renda satisfatória de bilheteria, este filme teve seu diretor selecionado para estar na lista dos cinco melhores do ano no Sindicato dos Diretores. E o mais notável é que ele, chamado Garth Davis, fez apenas comerciais e dirigiu uma minissérie de TV interessante mas não tão assim notável, no caso Top Of the Lake, também feito na Austrália. Mas além disso o filme foi indicado a quatro Globos de Ouro e a cinco OScars, sinal de que deveria ter um apelo popular. Explico porquê: é um filme que é comovente e com certeza vai fazer o espectador (ou espectadora) chorar.
Inspirado num fato real acontecido em 1986, é sobre um menino indiano muito pobre que vive com sua mãe e seu irmão mais velho ajudando-os a catar pedra num trem que corta a região que vive na Índia. O menino que faz o garoto chama-se Sunny Pawar e costuma encantar também as plateias, enquanto ele já adulto acaba sendo feito pelo ator jovem indiano Dev Patel, mais famoso no ocidente. Dev, que fez Quem Quer Ser Milionário e os dois filmes do Hotel Marigold. Pois ele cresceu, ficou adulto e musculoso, ajeitou o cabelo e a barba de tal forma que ficou bonitão.
O filme começa mostrando os dois irmãos na Índia e depois mostra como o garoto se perdeu e acabou sendo colocado para a adoção e teve a sorte de ser chamado por um casal australiano que lhe da todas as chances, se tornando um estudante bem sucedido, mas o casal também adotou outro indiano que não teve a mesma sorte, ficou traumatizado e marcado pelas tragédias da vida. Quando o herói conhece uma bela e atenciosa estudante feita por Rooney Mara (na verdade, foram várias, mas no final centraram-se numa só), ele entra em crise lembrando da mãe verdadeira... Até quando alguém lhe dá uma dica, para pesquisar no Google Earth e tentar reencontrá-la e assim, como muita dificuldade e dúvidas, ele vai atrás da mãe.
Não é preciso explicar mais. Rodado em locações o filme tem uma trilha musical grandiloquente mas que funciona e traz uma interpretação muito boa da estrela Nicole Kidman, que faz a mãe adotiva e David Wenhan faz o pai. As cenas foram rodadas na verdadeira Tasmânia!
Ou seja, a soma de tudo isso faz com que o filme seja fácil de ver e por vezes emocionante. Um detalhe curioso o livro original foi escrito pelo próprio biografado que usa o nome de Saroo Bresley e se chamou A Long Way Home. Experimente!
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.