OSCAR 2017: Terra de Minas (Land of Mine/Under Sandet) - RESENHA CRTICA
Tem ainda certo impacto este drama dinamarqus que foi um dos cinco finalistas entre os indicados ao Oscar de filme estrangeiro
Terra de Minas (Land of Mine/Under Sandet)
Dinamarca, 2015. 1h40. Roteiro e Direção de Martin Zandvliet. Com Rolland Moller, Louis Hoffman, Joel Basman, Laura Bro, Mikel Folgsgaard, Mads Riisom.
Tem ainda certo impacto este drama dinamarquês que foi um dos cinco finalistas entre os indicados ao Oscar de filme estrangeiro (o titulo original se traduz como Debaixo da Areia!). Na verdade, acho que faz muitos anos que não vejo uma seleção tão fraca, sem nomes famosos e não consegui sentir os sintomas de cineastas assim que fossem tão promissores. Se bem que essa categoria sempre foi esquisita então não é nada de muito especial ou novo encontrarmos filmes antiquados como este. O diretor aqui é veterano montador, roteirista e fez antes dois longas e agora trabalha num outro chamado The Outsider um épico de guerra com temática japonesa e Jared Leto no elenco.
Ainda assim é inspirado em casos reais, e o uso de crianças alemãs para serem usadas para limpar as praias ou estradas locais logo depois da Segunda Guerra Mundial foi julgado um dos casos mais terríveis de crimes de guerra cometidos pelos dinamarqueses. Por isso foi rodado em áreas onde realmente sucederam os fatos. Ainda que ao contrário do que mostra o filme (com os dinamarqueses), as missões eram controladas por oficiais britânicos! Cerca de 2000 oficiais alemães perderam a vida, ou braços ou membros dentro dessa missão.
Embora seja uma história pouco conhecida, nem por isso tem menor impacto. Basta ler o resumo acima que já se sofre um pouco por mais um drama de guerra (e faz a gente pensar em outros casos semelhantes, muito comuns há pouco na África e Deus sabe mais aonde). Bem realizado, no gênero é um filme ainda atual e chocante.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.