OSCAR 2017: Loving - RESENHA CRTICA

Uma histria tima e verdadeira, um dia ainda pode virar um grande filme. Mas teve errada indicao de melhor atriz

18/02/2017 22:07 Por Rubens Ewald Filho
OSCAR 2017: Loving - RESENHA CRÍTICA

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Loving

EUA, 2016. 2h3min. Direção e Roteiro de Jeff Nichols. Com Ruth Negga, Joel Edgerton, Will Dalton, Dean Munford, Terri Abney, Alano Miller.

Há algum tempo que está se criando uma falsa fama e qualidade em torno da obra deste diretor Nichols, aqui também roteirista, que começou com o pouco conhecido Separados pelo Sangue (Shotgun Series,07, o primeiro de uma série de trabalhos com o ator Michael Shannon que virou um de seus preferidos e este ano foi indicado como coadjuvante por causa de Animais Noturnos e parece evidente que ele em breve levara um Oscar para casa!). Depois Nicholas fez O Abrigo (Take Shelter, 11) novamente com Shannon (e os críticos entoaram loas!), Amor Bandido (Mud, 12), mais descartável com Matthew Mc Conaughey, Destino Especial (Midnight Special, 16, novamente com Shannon e agora Joel Edgerton deste filme atual.

Uma pena que este novo trabalho tenha sido um enorme fracasso de bilheteria (não conseguiu chegar ate agora em 8 milhões de renda quando custou 9! Foi tão mal que é o único longa importante que nem estreou aqui para o Oscar. Simplesmente por causa de seu roteiro inócuo, direção distanciada e elenco passivo. Lamentável porque a história é ótima e verdadeira, e um dia ainda pode virar um grande filme. Conta-se a história real de Richard e Mildred Loving, um casal interracial que se ama, ele é negra, ele loiro que desafia o governo quando se casa, embora fosse proibido por lei um casal de raças diferentes! Imagina o absurdo e quanta coisa poderíamos discutir caso o filme não fosse tão passivo e destacar Ruth Negga não tivesse sido tão errado.O caso de 1924 só foi modificado pela Corte Suprema americana em 67 dizendo que essa decisão era anticonstitucional. Um pouco tarde não? Ridiculamente tarde... Enfim, o filme fica pior porque ele é baseado num documentário que abordava o assunto com mais precisão e coragem (se chama The Loving Story, 11) de Nancy Buirski.

Essa moça nasceu na Etiópia e tem um lado diferente, que precisa ser bem trabalhado. Já esteve em alguns filmes de qualidade discutível, o bom Guerra Mundial Z, o esquisito e recente Warcraft (que fez sucesso no Oriente e China em particular, na delirante série de TV The Preacher, série de TV dos Agentes da Shield). Seu exotismo poderia render mais do que esta errada indicação de melhor atriz. Pior está o australiano Joel e Nicholas, não é a pessoa indicada para este tipo de dramaturgia.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro