A Estrela de Belm
Bo um burrinho corajoso que almeja novos rumos para sua vida. Ele trabalha duramente, dia e noite, no moinho de uma aldeia, e sempre maltratado pelos humanos. Com a ajuda de um burro experiente, foge de l e conhece pelo caminho uma ovelha doidinha, Ruth, tambm procura de liberdade. No cu veem a radiante estrela de Belm, anunciando a chegada de Jesus. Junto da destemida pomba Dave, Bo e Ruth partem para uma incrvel jornada de f e determinao.
Divertida e mágica, duas qualidades notáveis dessa animação espirituosa da Sony Pictures, voltada para toda a família, que remonta os antecedentes do nascimento de Jesus Cristo pelo ponto de vista de vários animais. Conheçam a empolgante trajetória do burrinho Bo e seus novos amigos, em busca de liberdade num lugar sem esperança, quando a estrela de Belém anuncia a vinda de um bebê que mudaria o mundo para sempre. Os animais que aqui aparecem (burro, ovelha, cavalo, cães, camelo etc) são os que estiveram no estábulo e viraram testemunhas oculares da vinda de Cristo na Terra. Figuras meigas que nos fazem rir e até se emocionar, os bichos apresentam nomes bíblicos, são falantes e comunicam-se entre si, nunca entendidos pelos humanos, que os consideram loucos. Mas de loucos não têm nada – agem com esperteza para fugir de perigos a ponto de ajudar Maria e José quando perseguidos pelos algozes do rei Herodes. Dá para sentir que a animação se espelhou em passagens importantes da Bíblia misturadas em criações próprias dos dois roteiristas, Carlos Kotkin e Simon Moore, de “Rio 2”. Por esta razão é didática e ao mesmo tempo uma aventura original. Narrado com humor e mensagens positivas, “A estrela de Belém” foi exibido nos cinemas numa data propícia, o Natal (de 2017), e recebeu indicação ao Globo de Ouro de melhor canção, a que dá nome ao filme, “The star” (interpretado por Mariah Carey, que empresta a voz para a personagem Rebecca). Outros atores famosos fazem as vozes, como Steven Yeun, Christopher Plummer, Ving Rhames, Kris Kristofferson, Oprah Winfrey e Tyler Perry. Não foi bem de bilheteria, mas agora podemos curtir a animação em DVD, recém-lançada pela Sony, com extras interativos para a criançada!
Sobre o Colunista:
Felipe Brida
Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na rea de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semitica e Histria da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso tcnico de Arte Dramtica no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantm as colunas Filme & Arte, na rede "Dirio da Regio", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatrio da Imprensa e para o informativo eletrnico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canad). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rdio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notcia da Manh. Ex-comentarista de cinema nas rdios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como jri em festivais de cinema de todo o pas. Contato: felipebb85@hotmail.com