Missao: Impossvel - Nao Secreta (Mission Impossible - Rogue Nation)

Um action movie repleto de grandes momentos. Como disseram os americanos, pra se divertir muito, com grandes pacotes de pipoca!

13/08/2015 11:11 Por Rubens Ewald Filho
Missao: Impossível - Nação Secreta (Mission Impossible - Rogue Nation)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Missão: Impossível - Nação Secreta (Mission Impossible - Rogue Nation)

EUA, 2015. 131 min. Direção e roteiro de Christopher McQuarrie. Com Tom Cruise, Jeremy Renner, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Ving Rhames, Sean Harris, Tom Hollander, Alec Baldwin, Simon McBurney, Jens Hulten.

Ao 53 anos, Tom Cruise depois de uma fase incerta de queda de popularidade parece estar acertando na nova fase de rei das cenas de “stunts” perigosas, algumas incríveis demais até para se crer (como na célebre daqui, que nem Jean Paul Belmondo ou Jackie Chan ousaram fazer em suas fases áureas). Como a famosa onde ele viaja no exterior de uma avião Airburs A400! E desta vez só se feriu apenas 6 vezes!

Este já é o quinto filme da série, que foi inspirada na célebre série de TV homônima (mas que ao se ver hoje parece incrívelmente ingênua!). Ele começa onde terminou o anterior, Protocolo Fantasma (11), que terminava com Cruise/Ethan preparando sua equipe para investigar as atividades de um certo Sindicato (que já era o pior inimigos deles na série de TV). Como todos devem lembrar, a pedido de Cruise cada um dos filmes da série, foi feito por um diretor diferente, em geral mestre das aventuras de ação. Brian De Palma (Missão: Impossível, 96), John Woo (Missão: Impossível 2), J.J. Abrams (Missão: Impossível 3), Brad Bird (Missão: Impossível - Protocolo Fantasma) e agora a pedido dele seu amigo Christopher McQuarrie com que seu muito bem ao fazer o filme Jack Reacher, o Terceiro Tiro (11) e o recente que acabou se tornando Cult, No Limite do Amanhã (14). Não custa lembrar que ele ganhou o Oscar de roteiro por Os Suspeitos, 95 e só agora está se firmando com realizador. De qualquer forma, já começaram as preparações para o filme seguinte da série porque este estreou bastante bem nos EUA e está estourando no resto do mundo.

Felizmente Jessica Chastain recusou o papel central porque não queria passar pelo treinamento atlético de seis meses. Em vez dela acertaram em cheio, trazendo a atriz sueca Rebbecca Ferguson (indicada ao Globo de Ouro pela série de TV The White Queen). Ela tem algo de Ingrid Bergman e Jennifer O´Neill, mas um charme todo seu que deve lhe garantir uma carreira de sucesso. Um detalhe muito curioso deste filme e diretor. Há poucos diálogos. Muitas perseguições em lugares exóticos (por exemplo, de motos pelas estradas estreitas do Marrocos), muitos tiroteios, muita luta e curiosamente quando elas chegam a um término, não há troca de palavras entre os heróis. Apenas de olhares , tudo fico claro com a imagem. Uma sequência que deixa isso muito claro é logo no começo quando Cruise, Rebecca e Simon Pegg (parece primo do Fernando Meirellles) tentam impedir um atentado na Casa de Opera de Viena, Áustria durante a Opera Turandot de Puccini (reparem na piadinha quando o cantor diz Nessum Dorma e Cruise esta meio desmaiado!) . Há uma longa sequência nos bastidores e altos do teatro, cheia de tiros e reviravoltas, praticamente sem diálogo algum.

O filme começa com Cruise em Londres entrando numa loja de sebo de discos e como se fosse antigamente na série de TV recebe um disco (vinyl em Lp) ouve qual seria sua missão (e o disco logicamente tem tantos segundos para desaparecer!). Eventualmente surge Alec Baldwin de vilão, chefe da CIA que deseja acabar com a organização IMF que Cruise faz parte... Assim, Cruise passa a ser perseguido iniciando um relacionamento de ajuda e traição com Rebecca.

Outra curiosidade seria o fato do merchandising frequente com produtos da BMW e até do Aston Martin. Foi o primeiro filme a ser rodado e lançado com a nova câmera Arrix 6.5K, em particular nas cenas submarinas. Também citações especiais para os fãs mostrando lugares que já estiveram em outros filmes (Londres e a estação de trem, a destruição do Kremlin, o pé de coelho).

Embora possa parecer complicado a primeira vista, na verdade é um “action movie” repleto de grandes momentos e nenhuma outra pretensão se não divertir. Como disseram os americanos, com grandes pacotes de pipoca!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro