RESENHA CRTICA: Sem Direito a Resgate (Life of Crime)
O filme tem uma boa histria, reaproveitada de outros filmes
Sem Direito a Resgate (Life of Crime)
EUA, 13. Direção de Daniel Schechter. Com Jennifer Aniston, Mos Def, Isla Fisher, Will Forte, Tim Robbins, John Hawkes, Kevin Corrigan, Clea Lewis.
Não conheço o diretor Daniel que dirigiu os desconhecidos Goodbye Baby (07), Supporting Caracters (12). Também é roteirista (acrescente também The Big Bad Swim, 06, dirigido por Ishai Setton). Este projeto esteve na Fox em 1986 com Diane Keaton no papel principal mas acharam que lembrava demais Por Favor Matem minha Mulher (Ruthgless People, 86) que foi feito com Bette Midler, mas na verdade é inspirado num clássico do conto americano que foi escrito pelo lendário O. Henry e depois disso inúmeras vezes copiado: chamava-se The Ramson of the Red Chief, quando fez parte do filme de contos chamado Páginas da Vida (50).
De qualquer forma uma boa história não se despreza, porque pode ser reaproveitada, como fez o excelente escritor Elmore Leonard (no seu livro Switch, 1925-2013). Dele não é preciso lembrar que escreveu Jackie Brown (Tarantino), Irresistível Paixão (George Clooney), Os Indomáveis (3.10 to Yuma), e assim por diante. Mas nada se pode fazer sem talento e depois de ter participado deste projeto, Jennifer Aniston deve ter ficado abalada porque bem que podia ter passado sem esta (ainda mais que voltou agora com o drama Cake, que lhe deu indicações a prêmio e no qual se sai bastante bem). Não posso dizer o mesmo onde ela tem a infelicidade de interpretar uma megera, porque é a única forma de dar certo a história.
Dois bandidos incompetentes sequestram a mulher de milionário corrupto planejando em pedir um milhão de dólares de resgate. Naturalmente ele tem amante e nenhum interesse em pagar coisa alguma, podem ficar com ela. E claro que a jovem megera assume o comando da quadrilha e parte para a vingança, já que sabe de todos os podres. Acho que o Silvio de Abreu saberia fazer, se já não fez alguma vez, uma grande novela em cima dessa situação (que lá dura uma semana), mas enfim precisa ter timing, talento e coadjuvantes competentes. Por respeito ao autor o filme não foi tão destroçado quanto deveria, mas é porque nem se deram ao trabalho de rir com a versão de Bette Midler que ainda deve circular.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.