A Vida Segundo Roger

O documentário Life Itself - A Vida de Roger Ebert, realizado por Steve James, tinha como ideia inicial realizar uma versão para o cinema da autobiografia que Ebert lançou em 2011. Só que foi além

20/01/2017 20:39 Por Bianca Zasso
A Vida Segundo Roger

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Quem frequenta festivais de cinema, não importa o gênero, sabe que não existe melhor lugar para descobrir diretores e também assistir obras que, provavelmente, jamais irão integrar a programação de uma sala que visa apenas poltronas cheias. Um filme importante para cinéfilos e aspirantes a escritores passou longe das telas nacionais e agora chega a plataforma Netflix para saciar a sede de quem pode acompanhar, mesmo que por poucos anos, a trajetória de um dos mais importantes críticos de cinema do mundo. O documentário Life itself – A vida de Roger Ebert, realizado por Steve James, tinha como ideia inicial realizar uma versão para o cinema da autobiografia que Ebert lançou em 2011. Só que foi além.

Retomar a época de ouro nos jornais de Chicago, o prêmio Pulitzer e suas discussões acaloradas na TV com o também crítico Gene Siskel parecia uma tarefa fácil e até divertida. Mas a ilusão que o cinema nos vende em muitas situações não podia obscurecer o presente complicado no qual se encontrava um dos homens mais influentes da crítica mundial. Life itself – A vida de Roger Ebert, antes de ser sobre cinema, é sobre força. Não a física, mas a interna, aquela que nos tira da cama todos os dias e nos faz encarar outros rostos, sejam eles amigáveis ou não. Acometido de um câncer na tireoide, desde 2006 Ebert passou a ter dificuldades para falar e comer e seu cotidiano passou a ser resumido em idas e vindas para o hospital. O início das filmagens do documentário deu-se em 2013, meses antes da sua morte. Ebert não chegou a ver o filme, mas teve alguns dos seus últimos momentos registrados e exibidos nos cinemas, algo que ele teria, com certeza, aprovado.

Óbvio que o objetivo principal é tentar resumir as muitas aventuras de Ebert como repórter e crítico e até desvendar o brincalhão incurável, sempre com uma resposta ácida e inteligente na ponta da língua. Descobrimos um homem apaixonado pela esposa que o tirou da solteirice aos 50 anos e lhe deu uma nova forma de encarar a vida. Longe do álcool e cada vez mais inseparável do cinema, ele não parou de produzir nem mesmo quando a doença lhe impediu de falar. A tecnologia lhe deu um sintetizador de voz e um blog que ele manteve sempre atualizado com textos que iam além do cinema. Não se sabe se pela proximidade do fim ou apenas pela maturidade que a idade traz, Ebert passou a expor seus sentimentos em suas críticas como nunca havia feito. O que não mudou foi a sinceridade, que ele não abandonava nem quando o assunto eram seus amigos de cinema. Martin Scorsese revela que alguns comentários de Ebert sobre seus filmes lhe magoaram, mas a amizade se manteve. Civilidade, acima de tudo.

 Life itself – A vida de Roger Ebert se encaminha para o fim de maneira dolorosa. Vemos nosso crítico favorito cansado das sessões de fisioterapia e incomodado com os procedimentos médicos. Porém, ainda esboça sorrisos diante dos netos e não perde a piada, mesmo que precise rabisca-la em um bloquinho. Há quem sinta falta de mais opiniões de Ebert sobre os muitos filmes que viu e resenhou, afinal, foi para isso que ele dedicou a maior parte de sua carreira. Mas é o lado humano de um senhor doente e esperançoso que acaba tomando conta do filme. E não é para provocar lágrimas gratuitas no público. Steve James e seu respeito fizeram a opção de mostrar aos fãs que a cinefilia pode ser uma das armas para não desistir da vida. E que por trás daquele crítico cheio de opiniões, em sua maioria polêmicas, havia mais questões do que as falhas no roteiro e as atuações medíocres. Havia Roger, hoje imortalizado em seus textos incríveis, assim como as estrelas de cinema, que nunca se apagam enquanto houver alguém ocupando uma poltrona na sala escura.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Bianca Zasso

Bianca Zasso

Bianca Zasso é jornalista e especialista em cinema formada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Durante cinco anos foi figura ativa do projeto Cineclube Unifra. Com diversas publicações, participou da obra Uma história a cada filme (UFSM, vol. 4). Ama cinema desde que se entende por gente, mas foi a partir do final de 2008 que transformou essa paixão em tema de suas pesquisas. Na academia, seu foco é o cinema oriental, com ênfase na obra do cineasta Akira Kurosawa, e o cinema independente americano, analisando as questões fílmicas e antropológicas que envolveram a parceria entre o diretor John Cassavetes e sua esposa, a atriz Gena Rowlands. Como crítica de cinema seu trabalho se expande sobre boa parte da Sétima Arte.

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro