RESENHA CRTICA: Doonby: Todos Tem o Direito de Viver (Doonby)

O pior filme do ano: pode servir para boas gargalhadas e para demonstrar o que realmente incompetncia artstica

22/06/2016 00:38 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Doonby: Todos Tem o Direito de Viver (Doonby)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Doonby: Todos Tem o Direito de Viver (Doonby)

EUA, Irlanda, 2013. 104 min. Direção e Roteiro: Peter Mackenzie Com: John Schneider, Jennifer O’Neill, Ernie Hudson, Jenn Gotzon, Robert Davi, Joe Estevez

Normalmente eu deixaria passar em branco este filme Z que entrou em cartaz e felizmente ninguém foi assistir. Mas isso pode ser uma pena para aqueles apaixonados por filmes realmente ruins, inacreditáveis. Este Doonby: Todos tem o Direito de Viver, de um certo Peter MacKenzie, que é um veterano produtor e empreendedor, que em 2013, resolveu continuar como realizador (fez antes os para mim desconhecidos Mission Manila,90 e Mercador de Guerra, 89, que devem ter sido do tempo do VHS). Deve ter muitos amigos porque uma distribuidora nova também o lançou aqui (na sessão estava eu, um amigo e um sujeito dormindo lá atrás).

Mas o senhor MacKenzie (sua idade é omitido do IMDB) não tem a menor noção de como fazer um filme, dirigir atores, fazer cortes ou montagens. Seria muito divertido naqueles programas da TV americana onde debocham de filmes genuinamente ruins. Aqui um velho amigo John Schneider (Os Gatões, que se defende como pobre) chega a cidadezinha onde vai ser barman de um negro (o conhecido e desperdiçado Ernie Hudson). Mas ele tem traumas com a mãe que foi prostituta e o deixou sozinho enquanto é perseguido por duas garotas locais, ambas péssimas atrizes. Tudo é estarrecedor e infame, na verdade tão patético que na hora de escrever acabei ficando com pena dos envolvidos (o que incluiu uma participação pequena da lendária Jennifer O´Neill, nascida no Brasil e de Verão de 42, desfigurada pela plástica). Mas pode servir para boas gargalhadas e para demonstrar o que é realmente incompetência artística.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro