OSCAR 2019: Poderia Me Perdoar? (Can You Ever Forgive Me?)
Melissa é muito talentosa, mas tem a tendência de fazer qualquer papel até em fitinhas B. Aqui felizmente muda de tom
Poderia Me Perdoar? (Can You Ever Forgive Me?)
EUA, 18. 1h46 min. Direção de Marielle Heller. Com Melissa McCarthy, Richard E. Grant, Dolly Wells, Ben Falcone (marido de Mellisa), Jane Curtin, Stephen Spinella, Christian Navarro. Roteiro de Nicole Holofecener.
Há pouco mais de sete anos Melissa se tornou a comediante da moda nos EUA quando teve a sorte de ser chamada para ser uma das garotas de Missão Madrinha de Casamento (11), onde deu shows em alguns momentos e conseguiu fazer esquecer que durante anos esteve na série de TV como coadjuvante, Gilmore Girls, e posteriormente Mike & Molly. Fez sucessos em altos e baixos, porque insistiu em colocar o marido ator malsucedido, Falcone, nesses projetos. E sua simpatia foi por água a baixo aos poucos, de tal maneira que este filme pode ser aquele que irá salvar sua carreira. Entres as bobagens recentes tem o muito fraco Crimes em Happy Time, uma comédia de palavrões para salvar a carreira dos Muppets! E pouco antes no malvisto Caça-Fantasmas para mulheres.
Aqui é a chance de se salvar (na verdade é bom dizer, ela é ótima quando consegue fugir da caricatura, boa atriz, mas de vez em quando escorrega e sendo mal dirigida com roteiros muito ruins). Por este filme houve uma tentativa de protegê-la, indicada ao Globo de Ouro (atriz e também para ator, o inglês Richard E. Grant), depois os mesmos para o SAG, Independent Spirit, críticos de Nova York e Chicago, Florida, Kansas City. O fato é que Melissa é muito talentosa, mas tem a tendência de fazer qualquer papel até em fitinhas B. Aqui felizmente muda de tom, ao interpretar a Lee Israel, que tem problemas com drogas, bebidas e falta de dinheiro. Quer fazer uma nova biografia, mas o agente dela não conseguiu. Para sobreviver chega a vender uma carta de Katharine Hepburn e a partir daí a situação vai ficando mais engraçada.
A realizadora é praticamente desconhecida. Marielle é da Califórnia, e teve dois prêmios especiais no Festival de Sundance, tendo sido diretora de O Diário de uma Adolescente (15), e dois novos que foram anunciados agora (Kolma, The Case against Eight e outro projeto com Tom Hanks), sem esquecer de participações pequenas como atriz.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de Éramos Seis de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionário de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.