OSCAR 2014: Os Prêmios Especiais - Parte 2

Na segunda parte da matéria, mais um homenageado: Steve Martin

10/02/2014 16:52 Por Rubens Ewald Filho
OSCAR 2014: Os Prêmios Especiais - Parte 2

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Steve Martin

O cinema sempre teve grande comediantes: Charles Chaplin, Buster Keaton, Jerry Lewis. Mas eu coloco em pé de igualdade com os grandes Steve Martin. Há mais de trinta anos, desde o começo da década de 1980 que ele nos surpreende com seu humor sofisticado, original , non-sense. Que alterna comédias familiares com outras quase experimentais. É interessante descobrir seu primeiro grande sucesso, O Panaca, onde foi dirigido por seu mentor o também humorista Carl Reiner. Imaginem só: é a historia de um rapaz branco que é criado por uma família de negros pobres, mas que nunca percebeu a diferença. Quando fica adulto, tem que sair para ganhar a vida e se torna inventor. Uma espécie de sátira, misturada com farsa e até romance que foi um enorme sucesso nos Estados Unidos. Todos os filmes que fez com  Reiner são obras primas.  Dali em diante, como astro e escritor, seu lugar estava garantido. Você pode encontrar Steve também em  Como Agarrar um Marido (Housesitter) onde faz dupla com outra grande comediante, Goldie Hawn, que faz uma vigarista que se instala em sua casa e passa a dominar sua vida. Outra boa  comédia é Parenthood, que deu origem a uma série de TV. O nome original seria traduzido como Paternidade, mas no Brasil virou mais complicado, O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra. Mas dirigido pelo vencedor do Oscar® Ron Howard pinta um retrato humano e divertido do que é a família em família. Também é muito engraçado, Bowfinger, Os Picaretas, em que ele faz um diretor de cinema falido que roda as escondidas cenas com um astro famoso e seu sósia, ambos feitos numa esplendida interpretação por Eddie Murphy. Como comediante não ganha Oscar® (a não ser quando é estrangeiro!!!) Martin levou este ano o prêmio especial.

 

Filmografia

2014- Home (animação). 2010- Um  Grande Ano (The Great Year de David Frankel). 2009- Simplesmente Complicado (It´s Complicated  de Nancy Meyers), A Pantera Cor de Rosa 2 (The Pink Panther 2 de Harald Zwart). 2008- Uma Mãe Para o Meu Bebê (Baby Mama de Michael McCullers). 2006- A Pantera Cor de Rosa (The Pink Panther de Shawn Levy). 2005- Doze é Demais  2 (Cheaper by the Dozen 2 de Adam Shankman), Garota da Vitrine (Shopgirl deAnand Tucker). 2003- Doze é Demais (Cheaper by the Dozen, de Shawn Levy), Looney Tunes: De Volta à Ação (Looney Tunes: Back in Action, de Joe Dante), A Casa Caiu (Bringing Down the House de Adam Shankman). 2001- Droga da Sedução (Novocaine de David Atkins). 2000- Crônica de uma Certa Nova York (Joe Gould´s Secret de Stanley Tucci). 1999- Os Picaretas (Bowfinger de Frank Oz), Perdidos em Nova York (The Out-of-Towners de Sam Weisman ). 1998- Príncipe do Egito (Prince of Egypt, animação). 1997- A Trapaça (The Spanish Prisioner de David Mamet).  1996- Bilko,  o Sargento Trapalhão  (Sgto Bilko de Jonathan Lynn). 1995- O Pai da Noiva 2 (Father of the Bride Part II de Charles Shyer). 1994- Um Dia de Louco (Mixed Nuts de Nora Ephron), Uma Virada do Destino (A Simple Twist of Fate de Gilles MacKinnon ). 1993- E A vida Continua (And the Band Played On de Roger Spottiswoode, TV)  1992- Fé Demais não Cheira Bem (Leap of Faith de Richard Pearce), Como Agarrar um Marido (Housesitter de Frank Oz). 1991- Grand Canyon - Ansiedade de uma Geração (Grand Canyon de Lawrence Kasdan). 1991- O Pai da Noiva (Father of the Bride de Charles Shyer), L.A. Story (Idem de Mick Jackson) .1990 Meu Pequeno Paraíso (My Blue Heaven de Herbert Ross), O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra (Parenthood de Ron Howard). 1988- Os Safados  (Dirty Rotten Scoundrels de Frank Oz). 1987- Antes Só do Que Mal Acompanhado (Planes, Trains & Automoiles de John Hughes), Roxanne (Idem de Fred Schepisi). 1986- A Pequena Loja dos Horrores (Little Shop of Horrors de Frank Oz), Três Amigos! (Three Amigos de John Landis). 1985- Promessa é Dívida (Movers & Shakers de William Asher). 1984- Um Espírito Baixou em Mim (All of Me de Carl Reiner), Rapaz Solitário (Lonely Guy de  Arthur Hiller). 1983- O Médico Erótico (The Men with Two Brains de Carl Reiner).  1982-  Cliente Morto Não Paga (Dead Men Wear no Plaid de Carl Reiner). 1981- Dinheiro do Céu (Pennies From Heaven de Herbert Ross). 1979- O Panaca (The Jerk de Carl Reiner), Muppets: O Filme  (The Muppet Movie de James Frawley). 1978- A  Banda do Sargento Pepper (Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band de Michael Schultz). 1977- The Absent-Minded Waiter (Curta Metragem de Carl Gottlieb).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3