RESENHA CRTICA: Moana - Um Mar de Aventuras (Moana)

Embora esteja sendo classificado entre os finalistas dos longas de animao para premiao, este Moana mantm o xito de bilheteria

03/01/2017 21:30 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Moana - Um Mar de Aventuras (Moana)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Moana - Um Mar de Aventuras (Moana)

EUA, 16. 107min. Direção de Ron Clements, Don Hall. Vozes no original de Auli´Cravalho, Dwayne Johnson, Rachel House.

Embora esteja sendo classificado entre os finalistas dos longas de animação para premiação, este Moana mantém o êxito de bilheteria e concorre com dois outros desenhos da Disney, que parecem ter mais chance de premiação, como é o caso de Zootopia ou Procurando Dory (este não entrou em todas as seleções porque houve bons rivais estrangeiros com o oriental Kubo e as Cordas Mágicas/ Kubo and the Two Strings, em cartaz no Brasil, e My Life as a Zuchini, que desconheço, e o bonito belga A Tartaruga Vermelha). Junto com Moana tem também um curta-metragem que foi realizado por um brasileiro e que tem chance então de finalmente nos dar um Oscar, Trabalho Interno (Inner workings, de Leonardo Matsuda).

Como sempre o filme vai bem de bilheteria nos EUA passando de 160 milhões de dólares, mas teria custado 150, o que faz com que tenha que render bastante no exterior. Quem o dirigiu foi uma dupla já veterana: Ron Clements (que fez Alladin, A Princesa e o Sapo, A Pequena Sereia e Hércules) e Don Hall (Tarzan, Operação Big Hero). A escolha foi procurar uma ambientação nova (no caso os Mares do Sul, em particular o Havaí, solar e de céu e águas azuis).Não tem nada de original e erra em utilizar tão poucos animais coadjuvantes (há um porquinho que logo some e um galo desengonçado). O herói que surge depois de algum tempo é o popular Dwayne Johnson, que faz o herói Maui (o papel é criado especialmente para ele, usando seu corpo coberto de tatuagens ainda por cima moveis e fazendo jus a seu apelido de antigo herói de luta livre, como The Rock). E o moço não sabe cantar mas nem por isso com a ajuda da tecnologia moderna consegue disfarçar. Já que a verdade é que ele conquistou um espaço nos filmes de aventura. Para fazer a heroína foi descoberta uma havaiana nascida em 2000 em Huai e também é cantora, cantando as canções na versão original. Por sinal bem bonitinhas.

Mas por que me demoro em comentar o filme:a é porque achei que havia pouco o que ressaltar. É a mesma formula de sempre, um pouco longo demais, mas alegre, movimentado, com piadinhas medianas (quase sempre com a rivalidade da heroína com o teimoso Maui) e refrescantes perseguições em jangadas que enfrentam os perigos do mar. Há poucos coadjuvantes a não ser a avó que guarda um segredo que seria fundamental para salvar a ilha onde vive a heroína (embora sonhe em fugir dali).

Ou chega, a fórmula Disney resultando num filme consumível . Mas também não seria possível a toda vez fazer um clássico!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro