Ivan Vassilevich Muda de Profissao

O cientista Shurikconstroi uma maquina do tempo para testar seus limites na ciencia. Certo dia faz com que o czar Ivan, o Terrivel, seja trazido do seculo XVI para o seculo XX, criando uma serie de confusoes.

30/01/2021 15:09 Por Felipe Brida
Ivan Vassilevich Muda de Profissao

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Ivan Vassilevich muda de profissão (Ivan Vasilevich menyaet professiyu). URSS, 1973, 89 minutos. Comédia/Aventura. Preto-e-branco/Colorido. Dirigido por Leonid Gayday. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Comédia nonsense debochada e experimental de Leonid Gayday, diretor de duas célebres fitas cômicas que misturavam aventura mirabolante, “Braço de diamante” (1969) e “12 cadeiras” (1971). Disse “comédia”, porém é difícil classificar o gênero; o diretor mistura ficção científica, aventura e ação, mantendo o ritmo acelerado de seus filmes anteriores, que apresentam uma forma e uma linguagem próprias, inconfundíveis. 

Baseada na peça do escritor soviético Mikhail Bulgakov, com roteiro de Gayday, o filme comenta, com crítica social, as diferenças entre a Rússia do início do czarismo (aproveitando a famigerada figura histórica de Ivan, o Terrível) e o país na atualidade (década de 70), quando houve novidades tecnológicas e transformação cultural. O cineasta procura mostrar o choque sociocultural na Rússia num intervalo de 400 anos, por meio do humor cáustico, gags visuais, enquadramentos disruptivos etc. Reparem na técnica, é uma aula de cinema! 

Ah, outra coisa: paralelamente à trama da vinda de Ivan, o Terrível para o tempo atual, há uma outra que caminha junto, a do síndico do prédio do cientista (o tal Ivan Vassilevich do título) e de um criminoso, transportados para a antiguidade - lá a dupla enfrentará um monte de apuros. 

Inusitado, criativo, engraçado, o longa foi sucesso absoluto de bilheteria na Rússia da época, com mais de 60 milhões de espectadores nos cinemas em 1973. 

Chega agora em DVD pela CPC-Umes, numa cópia restaurada. Boa diversão! 

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro