NA NETFLIX: The Discovery

O filme tem uma ideia curiosa e até mesmo ousada

11/07/2017 10:21 Por Rubens Ewald Filho
NA NETFLIX: The Discovery

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

NA NETFLIX: The Discovery

EUA, 17. 1h42. Direção e roteiro de Charlie McDowell. Com Robert Redford, Mary Steenburgen, Rooney Mara, Jason Segel, Brian McCarthy, Jesse Plemons. Em cartaz na Netflix.

É um problema da Netflix dividir seus filmes disponíveis por categorias de gênero, de forma que muitos deles você nem sequer consegue descobrir, a não ser que saiba já seu titulo (no caso na língua original, ou seja, inglês). Foi difícil descobrir este drama Classe A, que parece trazer a última interpretação do lendário Robert Redford (que promete se aposentar, depois de se apresentar extremamente envelhecido numa caracterização falha e desinteressada. Talvez a pior de toda sua longa carreira). Não ajuda nada a direção desse Charlie MacDowell, que vem a ser o ainda jovem diretor, filho da atriz premiada com o Oscar Mary Steenburgen, que aparece na entrevista logo no começo e do ex marido dela, outro famoso, o britânico Malcolm McDowell (If, Laranja Mecânica, Calígula) que também co-escreveu o roteiro com Justin Lader, o mesmo de Complicações do Amor.

De qualquer forma, o filme tem uma ideia curiosa e até mesmo ousada, mostrando que sucede no mundo uma espécie de epidemia de suicídios, as pessoas passam a se matar, desde que ficou comprovado que há vida apos a morte, ou seja, continuação (mas não religiosa). Isso teria sido revelado e demonstrado pelo cientista Redford que no começo da uma entrevista a jornalista abalada pelo caos que veio com a novidade (e no fim da conversa, um outro choque). Mas o resto do roteiro não tem a mesma garra, passando a mostrar empregados do sanatório que estuda e experimenta com pacientes, o que vem incluir uma jovem (Rooney Mara, como sempre com cara de nada), um outro recém-chegado (também evasivo Segel) e o excelente Jesse Plemons, também de enfermeiro ou coisa que o valha. O que podia vir a ser um filme altamente polêmico e diferente, acaba irritando. O velho McDowell trabalha continuamente e hoje tem 258 créditos. O IMDB informa que o diretor está com caso com Rooney Mara desde 2010. Disponível aqui desde 31 de março.  

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3