RESENHA CRTICA: Caadores de Emoo: Alm do Limite (Point Break)

O que era uma aventura bem humorada e com vaga mensagem poltica no original acabou se tornando um filme inflado e exagerado

03/02/2016 13:16 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Caçadores de Emoção: Além do Limite (Point Break)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Caçadores de Emoção: Além do Limite (Point Break)

EUA, 15. 104 min. Direção de Ericson Core. Roteiro de Kurt Wimmer. Com Edgar Ramirez, Ray Winstone, Luke Bracey, Teresa Palmer, Matias Varela, Clemens Schick, Max Thieriot, Delroy Lindo, Nikolas Kinski, James Le Gros, Tobias Santelmann.

Este é um caso estranho de uma super produção (feita quase que totalmente por atores e diretores desconhecidos) e que custou cerca de 110 milhões de dólares e até agora não rendeu mais de 27 milhões, no que se constituiu num imenso fracasso para o que vem a ser a refilmagem de um filme Cult que o estúdio achou que daria muitos frutos. Fui procurar o que escrevi a respeito do original Caçadores de Emoção (1991). Foi dirigido pela única mulher a ganhar um Oscar de diretora, Kathryn Bigelow. O elenco tem o já falecido Patrick Swayze, Keanu Reeves, Lori Petty, Gary Busey, John C. McGinley e os únicos que retornam aqui são James LeGros e o Bojesse Christopher, como diretor do FBI. Não é a toa que virou cult. Olha só que história: é sobre um grupo de ladrões de banco que na verdade são surfistas. E para complicar há neles infiltrado um jovem agente do FBI (Keanu na fase pré Matrix). E para aumentar a emoção há várias cenas com os mais variados esportes radicais (algumas de tirar o fôlego). Esse é daquele exemplar raro: um filme de verão no formato e no espírito.

A refilmagem começa com um erro grave, reúne um elenco desconhecido, começando pelo venezuelano Edgar Ramirez que ficou mais ou menos conhecido pelo telefilme Carlos, o Chacal (2000), o australiano Luke Bracey e Teresa Palmer (que estrelou Meu Namorado é um Zumbi e agora que deve estrear semana que vem, A Escolha). O diretor era um fotógrafo que fez carreira em filmes de ação como Velozes e Furiosos (o primeiro) e realizou antes o pouco visto O Invencível, 06, com Mark Wahlberg. Originalmente Gerard Butler ia fazer o protagonista. Levou quase um ano para ser rodado em locações exuberantes e difíceis em 10 países (em particular na famosa Angel Falls na Venezuela). Tudo fica valorizado pelo 3D ainda que por vezes se sinta claramente o uso de efeitos digitais. Mas é um milagre que ainda que com dublês profissionais, não tenha morrido alguém.

Enfim, o que era uma aventura bem humorada e com vaga mensagem política acabou se tornando um filme inflado e exagerado, mais um que divulga a filosofia do Bromance (é assim que eles chamam a amizade entre homens que embora não seja gay fica com cara de romance!). O primeiro erro é situar a ação agora, enquanto o outro se passava na era logo depois do Presidente Reagan. E eles estavam cercado de mulheres que jeito de supermodels. Não era para ser levado a sério, tinha senso de humor (que faz muita falta aqui) inclusive nos nomes que se repetem aqui Johnny Utah e Bodhi. Para não ressaltar o fato de que o elenco aqui é praticamente desconhecido, menos atraente e carismático. Originalmente eles eram surfistas e ladrões de banco, mas aqui ganharam uma outra dimensão meio Robin Hood, que vai se tornando cada vez menos verossímil.

O filme começa com Utah (o louro e nada carismático Bracey) que estão no alto de uma montanha no meio do deserto com um grande amigo e resolvem fazer uma corrida que culminará com um salto absurdo para um outro pico. O herói consegue fazer o feito, mas o amigo morre! Por alguma razão nada clara, isso o inspira a entrar para o FBI (orientado pelo melhor do elenco Delroy Lindo). E apresenta um teoria difícil de provar que existem ladrões que viajam pelo mundo. Isso além de absurdo é confuso e pretensioso quando ainda se acrescenta uma mítica figura chamada Ozaki 8, sobre uma série de esportes radicais em diversos lugares do mundo. Quando Utah vai surfar numa mega onda, é salvo pelo Bodhi (Ramirez, que tem cara de bandido Mafioso) e assim tão fácil ele já entra para a bendita quadrilha. Então vem snowboarding, voando de “wingsuit” e escalar montanhas pelo jeito para fortalecer a amizade. Para ser justo, o roteiro inclui ainda algumas citações do original mas nada ajuda a tornar a história convincente e que não passa de pretexto para incríveis cenas de ação de envergonhar a ESPN! Mas a amizade não chega a convencer assim como o interesse romântico com Samsara (Teresa Palmer).

Na versão de 91, eles eram surfistas aloirados com algum propósito, enquanto aqui o filme “overproduced”! Viaja pela França, Austrália, Suíça, Venezuela, Canadá e EUA.Desta vez quem rejeitou o filme não foi a critica, mas os próprios fãs.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro