Amor a Italiana

Em Londres, um estadista almofadinha, Carter (Rock Hudson), conhece uma artista italiana com nervos a flor da pele chamada Toni (Gina Lollobrigida)

20/07/2020 14:16 Por Felipe Brida
Amor a Italiana

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Amor à italiana (Strange bedfellows). EUA, 1965, 98 minutos. Comédia romântica. Colorido. Dirigido por Melvin Frank. Distribuição: Classicline

Em Londres, um estadista almofadinha, Carter (Rock Hudson), conhece uma artista italiana com nervos à flor da pele chamada Toni (Gina Lollobrigida). Apaixonam-se, e num ímpeto louco, se casam. Com o passar dos meses descobrem que não têm nada em comum, optando pela separação. Anos depois os dois se reencontram, a paixão é reacendida e voltam a namorar. Também retornam as brigas, e novamente pensam na separação. No entanto, o estadista recebe um convite de promoção de trabalho, mas para isso ele precisa estar casado.

 

Aos amantes dos clássicos românticos, “Amor à italiana” é a recomendação dessa semana da coluna “Cinema em foco”. Uma fita graciosa, engraçada, leve e sofisticada, sobre uma segunda chance no amor, com dois grandes nomes do cinema fazendo par romântico, a italiana Gina Lollobrigida e o astro hollywoodiano Rock Hudson. Eles interpretam um casal briguento, que no final das contas se amam muito – Gina é uma italiana irritadiça, que atira objetos no marido durante as brigas (uma brincadeira sobre o lado ‘nervoso’ dos italianos), enquanto Hudson é um almofadinha que curte coisas finas. É um vai-e-vem com brigas, separação, romance, tentativas de reconciliação, marcado pelo humor e por bonitas paisagens urbanas.

Como muitos filmes da época (ele é de 1965), tem discurso machista, situações resolvidas num estalo de dedos e é lotado de estereótipos (como a italiana briguenta, que vive gritando) – Hollywood transitava para a modernidade dos temas na indústria de cinema, mas ainda mantinha sua mentalidade conservadora.

Do roteirista cinco vezes indicado ao Oscar, criador de fitas românticas e comédias clássicas, Melvin Frank, que também dirigiu o filme - ele é roteirista, por exemplo, de “Natal branco” (1954) e do premiado “Um toque de classe” (1973), que também dirigiu.

É o oitavo filme que a Classicline lança em DVD com a atriz Gina Lollobrigida, como forma de homenagear sua extensa carreira. Vale relembrar dela, hoje esquecida. Nascida na Itália, atuou em dezenas de produções, iniciou a carreira em seu país natal no final da década de 40, sendo dirigida lá por grandes nomes do cinema italiano, como Mario Costa, Carlo Lizzani, Pietro Germi, Steno, Mario Monicelli, Alberto Lattuada e Luigi Comencini. Estreou no cinema americano em “O diabo riu por último” (1953), depois esteve no elenco de produções notórias, como “Trapézio” (1956), “O corcunda de Notre Dame” (1956) e depois novamente com Rock Hudson em “Quando setembro vier” (1961) – estes três lançados em DVD pela Classicline. Gina recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, abandonou a carreira em 1997 e completa em julho 93 anos.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro