15 Vezes Que Tentei Me Matar Assistindo ao Oscar
O Oscar é daquelas cerimônias que amamos odiar. Reclamamos, mas não dormimos antes do anúncio final. Mas confesso que por 15 vezes eu tive vontade de sumir do mundo depois do anúncio final.


O Oscar® é daquelas cerimônias que amamos odiar. Reclamamos, mas não dormimos antes do anúncio final. Mas confesso que por 15 vezes eu tive vontade de sumir do mundo depois do anúncio final.
A lista abaixo foi concebida levando em consideração 40 anos de Oscar, desde 1976, quando eu nasci, até 2016, que foi quando tive a ideia de fazer este desabafo.
Neste ano passado, por exemplo, eu fazia a transmissão online no grupo "Amantes da Sétima Arte", quando o anúncio foi feito. Fiquei em silêncio. Rubens Ewald Filho, que fazia a transmissão pela TNT, mandou um sonoro "- Ahhhhh".
Mas afinal, porque nos importamos tanto com quem vence o Oscar? A resposta é simples: egoísmo. Queremos reconhecimento do nosso próprio modo de enxergar o cinema. Esquecemos, por 3 horas, que cinema é pessoal.
Lembrando que só há cerimônias na publicação abaixo de 1976 em diante, mas posso fazer uma publicação futura tipo: MOMENTOS QUE EU ME MATARIA SE JÁ TIVESSE NASCIDO... Enfim...
Vamos aos filmes:
1) Começamos pelo ótimo Rocky, um Lutador (1976). Leitores, o filme é ótimo. Representa bem aquele ideal maluco dos americanos, aquele nacionalismo quase psicótico... Mas convenhamos, vencer Oscar® de melhor filme do ano??? E vencer Taxi Driver e Rede de Intrigas?????????? Até Trágica Obsessão (do De Palma, no mesmo ano) que nem foi indicado é melhor. Até A Profecia, de Richard Donner é melhor. Duas obras primas como aquelas perderem para Rocky... .é foda (desculpem os palavrões que virão, mas se justificam).
E só para constar: Rocky é o único da lista que tenho do VHS ao Blu-ray. E o único que gosto. Mas também curto Mcquade - O Lobo Solitário, e ele estaria nesta lista caso vencesse algo.
2) Na sequência, a maldita década de 80. As maiores aberrações em sequência estão nelas. Alguns dos grandes filmes do cinema (e que assisti) nem foram indicados. Mas a bola da vez é Kramer Versus Kramer. Vi o filme nestes dias. É um bom filme, mas vencer Apocalypse Now, talvez o melhor filme de Guerra do cinema? Pqp... Nem vou ficar citando Muito Além do Jardim, O Show Deve Continuar, Manhattan, Alien, O Oitavo Passageiro. RI (Ridículo e Inacreditável).
3) No ano seguinte Gente como a Gente. Gente... fala sério... ele disputou com O Homem Elefante e Touro Indomável. Tinha ainda O Império Contra-Ataca que nem foi mencionado. Gente Como a Gente não é ruim (aliás, vamos ser justos, a grande maioria dos filmes vencedores citados não são ruins, mas para vencer esta dupla teria que ser um filme à altura, como aconteceu no Oscar de Gandhi ou Golpe de Mestre, que venceram E.T. e Exorcista, respectivamente).
4) Assisti a todos os filmes novamente para fins comparativos. Carruagens de Fogo é um filme que achei menos fraco hoje. Trilha bela de Vangelis. Boas interpretações. Mas vencer Reds de Warren Beatty, Caçadores da Arca Perdida de Spielberg, Excalibur de Boorman (que nem à melhor filme foi indicado), Portal do Paraíso de Cimino (que nem à melhor filme foi indicado) é uma afronta. Assistindo Portal do Paraíso recentemente, posso dizer seguramente que a vitória de Carruagens chega a ser ridícula.
5) Em 1984, o draminha meia boca Laços de Ternura venceu Os Eleitos, uma das grandes obras primas do cinema e um dos melhores sobre astronautas. Zelig, por exemplo, era um filme muito melhor. Scarface era outro exemplo. Lembrando que, ainda que seja uma lista pessoal esta que estou fazendo, é de comum senso que foram injustiças. E olha que estou falando somente dos "Melhores Filmes".
6) Já em 1989, voltamos ao caso similar ao de Rocky, o Lutador. Rain Man é um filme legal. Dustin Hoffman arrasa como autista. Fiz uma matéria sobre o tema e obviamente cito o filme. Mas Mississípi em Chamas é um filme muito mais bem dirigido, com atuações brilhantes, um tema espinhoso, e muito... muito melhor filme que Rain Man. Ligações Perigosas é também um grande filme, talvez a melhor adaptação das histórias de Valmont no cinema, mas Rain Man dominou.
7) Aí meus caros, vem Conduzindo Miss Daisy. Assisti ontem. Parei 3 vezes... dormi duas... cochilei uma. Nem vou defender Nascido em 4 de Julho e Sociedade dos Poetas Mortos, que são muito melhores, mas não sou fã. O problema se chama Cinema Paradiso. Este, ainda que um filme estrangeiro, poderia ter concorrido ao melhor filme, e talvez tenha sido melhor assim, pois se concorresse e perdesse eu certamente não veria mais a cerimônia. Comparar os dois filmes é como comparar um banquete com um monte de merda. R.I. Cinema Paradiso é um dos grandes filmes do cinema enquanto que a Miss Daisy, tadinha, nem é o filme da semana.
8) Saltamos para 1999. Bom... oficialmente, neste ano virei um hater de Shakespeare Apaixonado. Como ele vence um Oscar® de duas obras primas do cinema de guerra? Além da Linha Vermelha e Resgate do Soldado Ryan são momentos antológicos e bem distintos da sétima arte. Há dois grupos: os que preferem Soldado Ryan e os que preferem Linha Vermelha. Não há um terceiro grupo. E para piorar, assistir Roberto Benigni subir na cadeira e comemorar o Oscar de ator vencido em cima de Tom Hanks é uma aberração. Só mesmo a poderosa Miramax na época para manipular. É a única explicação. Nem vou muito longe... Central do Brasil é melhor.