A Vil

Depois de presenciar o assassinato do pai, a pequena Sook-hee (Ok-bin Kim) treinada para matar. Os anos passam, e ela, j jovem, comete um ato de vingana eliminando um grupo de bandidos. Mas presa e obrigada a trabalhar numa agncia de assassinos, com a promessa de ser libertada para a sociedade em 10 anos.

09/11/2018 22:53 Por Felipe Brida
A Vil達

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Vilã (Aknyeo/ The villainess). Coreia do Sul, 2017, 123 min. Ação. Colorido. Dirigido por Byung-gil Jung. Distribuição: Paris Filmes

Um filmão sul-coreano de arrepiar, segundo longa-metragem de ficção do diretor Byung-gil Jung, de “Confissão de assassinato” (2012). Eletrizante desde a abertura, quando a personagem Sook-hee mata dezenas de homens com vários tipos de armas, deixando uma pilha de corpos e um rio de sangue pelo caminho. A cena, de oito minutos, tem um visual fortíssimo, a câmera, em primeira pessoa, capta o furor do crime, e a partir daí a história se desenrola, sobre uma mulher programada para matar para poder ter a liberdade de volta. É narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da protagonista, Sook-hee, da infância à juventude.

A estética é brilhante, um trabalho genial, de tirar o fôlego, cheio de cortes malucos, correria entre corredores estreitos, perseguições em alta velocidade e sequências brutais de assassinato. Por ter uma garota sanguinária liderando lembra a fita francesa do mesmo gênero “Nikita - Criada para matar” (1990), mas com ingredientes do cinema asiático, tão incomum nas produções dos outros países.

Sou fã do cinema policial da Coreia do Sul desde “Oldboy” (2003), que reformulou o gênero, influenciando cineastas de outras partes do mundo, e este “A vilã” é um filho mais novo de Oldboy, que faz justiça às suas origens. Prepara-se para essa fita explosiva, dinâmica, bem realizada, que estreou em Cannes em maio de 2017, onde integrou a mostra fora da competição, ganhando destaque em festivais internacionais. Em DVD.

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na rea de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semitica e Histria da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso tcnico de Arte Dramtica no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantm as colunas Filme & Arte, na rede "Dirio da Regio", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatrio da Imprensa e para o informativo eletrnico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canad). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rdio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notcia da Manh. Ex-comentarista de cinema nas rdios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como jri em festivais de cinema de todo o pas. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro