RESENHA CRTICA: Sully, o Heri do Rio Hudson (Sully)

Sucesso nos EUA, lanado com atraso por aqui, onde Tom Hanks parece ter reencontrado sua melhor forma

30/11/2016 21:32 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Sully, o Herói do Rio Hudson (Sully)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sully, o Herói do Rio Hudson (Sully)

EUA, 16. 96 min. Direção de Clint Eastwood. Com Tom Hanks, Laura Linney, Aaron Eckhart, Jamey Sheridan, Katie Couric, Molly Hagan. Baseado no Livro Highest Duty de Cheslley Sullenberger. Roteiro de Tood Comarnicki.

Pela média atual, em que quase todos os filmes americanos estreiam simultaneamente e até antes, é uma curiosidade que este Sully chegue com bastante atraso. Talvez porque tenha sido sucesso (o diretor Eastwood além de fazer o bom trabalho de sempre, conseguiu realizá-lo por apenas 50 milhões, apesar de ter muitos detalhes técnicos e a renda já chegou aos 120 milhões). Talvez porque não quiseram bater de frente com “Inferno”, mas irão enfrentar uma difícil temporada de compras de Natal.

O que se pode dizer é que Tom Hanks parece ter reencontrado sua melhor forma, fazendo um personagem real que tem os cabelos brancos que se tornou conhecido no mundo inteiro por seu feito único, ele conseguiu descer seu avião no Rio Hudson (aquele que circunda Manhatan) e de tal forma que toda a equipe e passageiros escaparam sãos e salvos. Como a história e principalmente seu fim já era conhecido, eles procuraram apimentar um pouco a trama, começando com um pesadelo em que o capitão Sully sonha com um desastre aéreo nos céus de Nova York e acorda assustado. É curioso, por exemplo, que nunca vejamos o Capitão Sully num mesmo plano com sua esposa (feita pela sempre ótima Laura Linney), no máximo estão se falando ao telefone em lugares diferentes. E como era preciso haver algum suspense, o roteiro muito espertamente logo coloca como adversários a própria companhia de aviação que se sente ameaçada por seguros e possíveis perdas, tratando o herói com desprezo e dúvida. Então o julgamento final é guardado para o final, o que aliás funciona muito bem.

Não acho necessário explicar mais, apenas louvar o roteirista, a competência de Clint (aliás nunca negada, mesmo sendo a favor de Trump), a simpatia do protagonista e a naturalidade dos que interpretam os passageiros e equipe. Afinal quem não gosta de uma história real de heroísmo e dignidade...

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro