RESENHA CRTICA: Jack Reacher - Sem Retorno (Jack Reacher Never Go Back)

uma decepo este mais recente filme de ao do j maduro Tom Cruise

23/11/2016 22:14 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Jack Reacher - Sem Retorno (Jack Reacher Never Go Back)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Jack Reacher - Sem Retorno (Jack Reacher Never Go Back)

EUA, 16. 118 min. Direção de Edward Zwick. Com Tom Cruise, Cobie Smulders, Aldis Hodge, Danika Yarosh, Patrick Heusinger, Holt McCallany, Judd Lormand, Christopher Berry, Jason Douglas.

É uma decepção este mais recente filme de ação do já maduro Cruise (engraçado reparar como seu rosto tomou forma diferente e por alguma razão aparece durante toda a história indiferente e desinteressado). Havia sido uma boa ideia fazer um filme policial de ação baseado num dos muitos livros do escritor Lee Child, que havia criado esse personagem de Jack Reacher, nunca antes adaptado para o cinema apesar de muito popular. A estreia foi Jack Reacher, o Último Tiro (12) que teve a sorte de ter um diretor mais inspirado do que o atual, que foi Christopher McQuarrie, que mesmo assim aparece aqui como coprodutor e ter uma estrela mais interessante e atraente, no caso a charmosa Rosamund Pike, que logo depois viria a se tornar estrela nos EUA. Mesmo assim teve gente que chegou a considerá-lo banal. Imagine então o que vão pensar deste.

Na verdade, Cruise deve ter chamado para a direção um velho amigo que estava meio aposentado e com quem fez um sucesso, que foi Edward Zwick (que o dirigiu em O Ultimo Samurai mas teve carreira irregular com filmes como Tempo de Glória e Amor e Outras Drogas). Curiosamente a melhor cena do final, não muito verossímil, é justamente aquela em que ele está numa lanchonete e chega a polícia e o prende. Com toda a calma, ele diz que vai haver uma chamada telefônica e eles o terão que libertar etc e tal. Dito e feito. É irônico e até divertido, uma pena que dali em diante o filme seja totalmente redundante (a gente fica o tempo todo tentando descobrir onde que aquilo tudo já sucedeu em outros filmes) com uma trama muito fraca e até confusa (uma história de oficiais americanos terem roubado bombas na Guerra no Deserto e agora estão brigando entre si). Mas como são um monte de sujeitos violentos e grosseiros não é nada que interesse muito.

Mesmo quando Jack é preso ele consegue a ajuda de uma oficial que também cai vítima da armadilha, papel feito por uma bonita morena mas gélida e inexpressiva, de nome esquisito, a canadense Cobie Smoulder, que fez muita série de TV como How I Met Your Mother e até aparições em filmes de quadrinhos, Vingadores Era de Ultron e Capitão America 2 (sempre no mesmo papel Maria Hill, que na verdade não era muito identificado ou deixava marca. A mesma coisa aqui onde sai como entrou, em branco). Ainda tem outra presença feminina, que é puro clichê: uma jovem que seria uma filha esquecida de Jack, que faz tudo aquilo que já foi visto em outros filmes, fugir do hotel na hora errada, falar demais e assim por diante. Deve ter sido uma ideia para humanizar o herói, mas saiu pela culatra. A moça se chama Danika Yarosh e veio de séries de TV (Heróis, O Renascimento, Shameless).

Pensando bem o filme tem muita luta a socos ou equivalente, mas parece que tinha orçamento limitado porque nada empolga ou nem mesmo interessa. Pelo andar da carruagem não parece que Jack vai voltar em nova aventura. Enquanto isso Cruise tenta ver se retorna em Top Gun 2 ou Missão Impossível 6 (que é uma série muito melhor) e parece que já rodou uma nova Múmia e um certo American Made de Doug Liman, onde faz traficante.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro