RESENHA CRÍTICA: A História Sem Fim

A História Sem Fim agora em cópia restaurada no CineSesc em São Paulo

07/07/2017 16:25 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A História Sem Fim

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A História Sem Fim (The NeverEnding Story/ Die unendliche Geschichte). Alemanha Ocidental, Inglaterra , 1984. 92 min. Diretor: Wolfgang Petersen. Elenco: Noah Hathaway, Barret Oliver, Tami Stronach, Patricia Hayes, Sydney Bromley, Gerald McRaney, Moses Gunn e a voz de Alan Oppenheimer.

Sinopse: Bastian, um garoto fascinado por leitura, pega emprestado um misterioso livro e acaba entrando num mundo encantado onde ele é o único que poderá salvar um lugar chamado Fantasia, com elfos, um dragão da Sorte, um caracol de corrida, um morcego planador, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.

Comentários: Uma escolha curiosa para uma retrospectiva destas no CineSesc em São Paulo. Uma bem sucedida adaptação do romance do alemão da Bavária Michael Ende (1929-1995) que é mais conhecido por outro livro também filmado duas vezes (Momo e o Senhor do Tempo, 87 e Momo, uma Aventura contra o Relógio, 01). Foi na época o filme mais caro até então rodado na Alemanha (25 milhões de dólares, na Bavária Studios, em Munich). Grande sucesso em todo o mundo, menos nos EUA, aonde teve sua trilha musical modificada. Mesmo assim foi rodado originalmente em inglês e seu êxito levou o diretor Peterson à Hollywood onde fez filmes como Mar em Fúria. A fita é um encanto, difícil não se envolver na história do menino tímido, de um lugar chamado Fantasia, e que aos poucos está sendo destruído por uma coisa terrível chamado “Nada”. Precisa encontrar a coragem de salvar esse mundo e afirmar-se como pessoa. Um visual esplêndido (hoje deve ter envelhecido, já que foi feito antes da era Digital) mas tem uma mensagem positiva, uma narrativa envolvente.

Curiosidades: na cena da Primeira Torre de Marfin dá para ver alguns personagens famosos (Yoda, Mickey Mouse, Chewbacca, C3PO, The Ewoks, ET e Gumby ).

O ator juvenil Noah Hathway feriu-se duas vezes durante a filmagem, caiu do cavalo que depois pisou nele e quase morreu afogado na sequência do pântano da tristeza. Teve ainda a cena da luta contra o Gmork onde quase perdeu a vista. Não é à toa que hoje ele é dono de loja de tatuagem em Los Angeles. O autor do livro Michael Ende não gostou desta versão e pediu para tirar o nome dele dos créditos. Sobrou um pequeno registro no fim dos letreiros. Mas foi grande erro dele! Talvez porque quisesse que o filme fosse feito por Wajda ou Kurosawa!. A canção tema foi interpretada por Limahl, líder do grupo pop Kajagoogoo.

Teve depois duas continuações bem inferiores, a primeira ainda justificada porque a aventura aqui terminava apenas na metade do livro. O elenco mudou assim como o diretor:

 

A História sem Fim II (The Neverending Story II – The Next Chapter). 90.

Diretor: George Miller. Com: Jonathan Brandis, Kenny Morrison, Clarissa Burt, John Wesley Shipp, Martin Umbach, Alexandra Johnes. Um detalhe importante, o protagonista Brandis, suicidou-se em 12 de novembro de 2003.

Sinopse: Bastian, retorna a livraria misteriosa onde recupera o livro que o leva à Terra da Fantasia e deve salvá-la da terrível feiticeira Xayide. Encontra velhos amigos como Atreyu o menino guerreiro, Falkor o dragão da sorte e o Come-Pedra, e outros novos como Nimbly o pássaro, o pequeno Wambos, Mudwart, os Gigantes, Come-Pedra Jr., e Smerg o dragão. Mudou-se tudo, o elenco e a direção. Embora o livro original de Michael Ende desse margem à uma continuação, o filme erra numa direção de arte horrenda e de mau gosto. Tudo é inferior ao primeiro, inclusive os fracos efeitos especiais. Fica até difícil se identificar com os personagens.

 

História sem Fim III (The Neverending Story III - Escape from Fantasia). 94. Direção: Peter MacDonald. Com Jason James Richter , Melody Kay, Jack Black, Freddie Jones, Tony Robinson, Moya Brandy. Terceiro e último da série que foi ficando progressivamente pior. Aqui, o ator de Free Willy faz o jovem Bastian, o adolescente que não se dá com a irmã por casamento e os colegas de escola e se refugia no mundo de Fantasia (criado a partir de um livro mágico) novamente em perigo. As criaturas são movimentadas pelos especialistas de Jim Henson. O diretor fez Rambo III e Quanto mais Grana Melhor.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3