RESENHA CRTICA: Mulheres do Sculo 20 (20th Century Women)

No grande coisa, mas pode interessar em especial ao pblico feminino

29/03/2017 00:04 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Mulheres do Século 20 (20th Century Women)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Mulheres do Século 20 (20th Century Women)

EUA, 16. 1h59min. Direção e roteiro de Mike Mills. Com Annette Bening, Elle Fanning, Greta Gerwig, Billy Crudup, Lucas Jade Zumann, Allison Elliott, Thea Gill.

Os americanos são mestres de defenderem certos filmes esquecendo outros que poderiam ter até maior qualidade e valor e que com frequência são admitidos pelas premiações. Este aqui não teve essa sorte, inclusive foi muito mal de bilheteria (custou de 7 milhões de dólares e não passou de 5 milhões e 600). Foi indicado ao Oscar de roteiro, um absurdo, e Globos de Ouro de filme e a única que realmente merecia destaque era Annette Bening como atriz em comédia (aí o problema o filme é difícil de classificar, poderia ser muito bem drama).

O problema dele é simples: tem um roteiro muito ruim que não anda, não prossegue, fica se repetindo até a mais completa irritação e de maneira nenhuma chega a pintar o que seria um retrato de mãe de família no começo da década de 70, que nos EUA e também por aqui, foi motivo de mudanças comportamentais muito grandes e confusas. O filme aproveita bem Annette, já veterana esposa de Warren Beatty, o malfadado astro do premiado errado deste ano! Ela não fez plástica, mas tem boa aparência e cara de gente. Só que tem que lidar com as novas filhas e amiguinhas, que moram todas com ela numa casa comum, que de rico não tem nada.

O roteiro falha de novo ao tocar na mesma tecla e não aproveitar figuras que poderiam ter mais chance como Greta Gerwig, já conhecida de vários outros trabalhos, onde demonstrou sua habilidade e histrionismo. Mas não aqui. Onde tudo se resolve com vai e vens.

Segundo a sinopse deles mesmos, é sobre o amor, vida e lutas de uma mãe criando um filho no começo dos anos 70. Uma época de espíritos livros que o adolescente tenta entender e se ajustar. Afinal a casa é aberta, com 3 outras pessoas ajudando a pagar o aluguel e mãe tentado em vão em estabelecer limites E se trata basicamente disso, uma sucessão de pequenos fatos e lances, nada muito marcante ate o tempo passar e as pessoas de modificarem. Ou seja, não é grande coisa, mas pode interessar em especial ao público feminino. Bom, mas isso já dava para ver pelo título!!!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro