Uma Reflexao Sobre A Velhice e a Finitude

Se Memoria de Minhas Putas Tristes plasmou-se como o testamento literario de Garcia Marquez, pode-se dizer que a nudez espiritual do escritor atingiu sua mais objetiva luminosidade

14/06/2019 05:59 Por Eron Duarte Fagundes
Uma Reflexao Sobre A Velhice e a Finitude

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Só a velhice poderia proporcionar ao texto do autor colombiano Gabriel García Márquez uma obra como Memória de minhas putas tristes (2005). Só um homem à beira do fim e um escritor experimentado seria capaz de produzir um retrato tão agudo de um homem velho que ainda quer experimentar os últimos prazeres da vida.

Lembro que, em tempos recentes, o norte-americano Philip Roth esboçou uma outra notável visão de um idoso em A marca humana (2000). García Márquez acrescenta sua contribuição: poucos ficcionistas de hoje têm um estilo de escrever tão único quanto Márquez. E o rigor de escrever transparece em cada suor de página, sem todavia empecer a naturalidade de narrar em que Márquez é mestre inarredável.

A história de Márquez começa com uma frase-padrão: “No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem.” Natural: envelhecemos e queremos rejuvenescer num corpo jovem. Mas o desenvolvimento da narrativa de Márquez está longe de ser carnal: é pura reflexão moral sobre a atração que a juventude exerce sobre a velhice. Temos a impressão de que o esperado defloramento não acontece. O sexo que abunda em Política (2003), de Adam Thirwell, é eliminado de Memória de minhas putas tristes; imaginemos que Márquez se deixasse embalançar pela vontade de expor intimidades, como fez o citado e jovem autor inglês, e o texto colombiano se esticaria para além das amarras duma novela: poderíamos ter outro romance-rio, como em Cem anos de solidão (1967), uma obra tão grandiloquentemente perfeita que para um cérebro normal seria paralisante continuar a escrever depois dela. García Márquez seguiu escrevendo depois de seus “cem anos” e, em seu ocaso, sem perder de vista a intensidade barroca de seu verbo, se foi despojando das sintaxes mais demoradas para quase falar de si mesmo. Se Memória de minhas putas tristes plasmou-se como o testamento literário de García Márquez, pode-se dizer que a nudez espiritual do escritor atingiu sua mais objetiva luminosidade.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro