O Rigor de Pensar em Wittgenstein

O austr?aco Ludwig Wittgenstein e? o grande te?rico do pensamento desde o prussiano Immanuel Kant

03/06/2019 21:57 Por Eron Duarte Fagundes
O Rigor de Pensar em Wittgenstein

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

O austríaco Ludwig Wittgenstein é o grande teórico do pensamento desde o prussiano Immanuel Kant. Seu Tractatus lógico-philosophicus (Logish-philosofische Abhandlung; 1921) propõe uma série de aforismos que são estabelecimentos do funcionamento das ideias no mundo dos homens. Como o próprio autor observa lá pelo introito, não se trata dum manual, ou dum guia. É uma abertura, ou um descortinar, para o mundo perplexo da mente: longe da biologia, nas cercanias da filosofia. “Nada é acidental na lógica: se uma coisa puder aparecer num estado de coisas, a possibilidade de estado de coisas já deve estar antecipada nela.” “O que é pensável é também possível.”  As circunvoluções das formas de pensar de Wittgenstein propõem excentricidades particulares (uma estranha e complicada fórmula matemática induz à definição duma equação simples, 2+2=4) e se aproximam às vezes do niilismo da meditação. “Todas as proposições da lógica dizem, porém, o mesmo; a saber, nada.” E acaba por desmontar a inteireza de raciocinar, dando tudo por falsas questões. “Este modo de mostrar que suas proposições são tautologias é, sem dúvida, para a lógica, inteiramente inessencial. Exatamente porque as proposições de que parte a prova já devem mostrar, sem prova, que são tautologias.” E Tractatus lógico-philosophicus é também, em suas abstrações, agnóstico e cético: “A imortalidade temporal da alma humana, a saber, seu continuar a viver eternamente ainda depois da morte, não está de maneira alguma assegurada”.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro