RESENHA CRTICA: Sete Minutos Para Depois da Meia Noite (A Monster Calls)

O filme bem construdo demais. Educado demais. Assustador de menos

11/03/2017 23:27 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Sete Minutos Para Depois da Meia Noite (A Monster Calls)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sete Minutos Para Depois da Meia Noite (A Monster Calls)

Espanha, Inglaterra, 16. 108 min. Com Lewis Macdougall, Sigourney Weaver, Toby Kebbell, Felicity Jones , Ben  Moor, James Melville.

Já esta há algum tempo em cartaz no Brasil este drama mais de suspense do que propriamente terror, onde foi muito bem promovido, embora aqui nos EUA onde estou não tenha tido a sorte desejada (não chegou a 3 milhões de renda). Talvez mesmo porque é sofisticado demais para o teen que geralmente consome esse tipo de intriga. É bom notar que este filme é uma obra de uma espanhol, melhor dizendo um catalão, que ficou famoso com um bom terror que foi O Orfanato (07) e depois brilhou num excelente drama de desastre que foi O Impossível com Naomi Watts e o hoje novo Superman, Tom Holland, que só como curiosidade trabalhou como stand in, dublê nas cenas onde deveriam estar a árvore gigantesca (que tem o formato e a voz de Liam Neeson).

Como eu disse, este não é um terror banal, é europeu, não apenas da Espanha mas Britânico na maior parte de sua paisagem e alegoria e cenas externas. Acho que por isso mesmo não é um terror banal, o autor do roteiro Lewis Mcdougall se baseou num livro inacabado de uma mulher chamada Sibohann Down, que ele concluiu e foi creditado. O menino Lewis foi mal antes em Peter Pan, mas tem uma aparência sofrida de alguém infeliz. Eu particularmente acho que o filme ganha muito por ter a presença da grande, em todos os sentidos, Sigourney Weaver, uma figura marcante que faz a avó do garoto que tenta ajudar porque a mãe deles está morrendo de câncer (e, no caso, Felicity Lones, de Rogue One, faz com drama e sinceridade). Só que câncer e assombração vinda de uma enorme árvore velha, cheia de galhos perdidos, não é exatamente o que assustaria mais uma adolescente, talvez uma criança britânica. Ou europeia. Que leu livros semelhantes. Mas para o superficial americano e, por tabela, nós, mesmo que achemos interessante os efeitos com a árvore e tudo de relativo bom gosto, não imagino alguém vendo o filme e gritando de pavor.

Deu para entender o dilema, vai ver o filme é bem construído demais. Educado demais. Assustador de menos.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro