RESENHA CRTICA: O Que Eu Fiz para Merecer Isso? (Une Heure de Tranquilit)

Quem aprecie boas comdias francesas deve experimentar este novo veculo para o astro Christian Claver

29/04/2016 14:39 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Que Eu Fiz para Merecer Isso? (Une Heure de Tranquilité)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Que Eu Fiz para Merecer Isso? (Une Heure de Tranquilité)

França, 14. 80 min. Direção de Patrice Leconte. Com Christian Clavier, Carole Bouquet, Valerie Bonneton, Rossy De Palma, Sebastien Castro, Stéphane de Grodt.

Quem aprecie boas comédias francesas deve experimentar este novo veículo para o astro Christian Claver, muito famoso por lá depois do êxito de Os Visitantes e suas continuações e outros filmes que chegaram aqui, como o recente e divertido Que Mal Eu Fiz a Deus?, os filmes onde fez Astérix, a minissérie Os Miseráveis com Depardieu. Ou seja, embora não seja tão célebre é garantia de um filme leve e engraçado, para adultos (só porque a temática não interessa adolescentes).

Aqui ele é muito ajudado pela direção de um dos melhores diretores franceses de sua geração, Patrice Leconte. Fez O Marido da Cabelereira, A Viúva de Saint Pierre com Binoche, A Garota Sobre a Ponte, Caindo no Ridículo (Ridicule). Isso para não falarmos de toda uma bem sucedida carreira aqui a serviço do astro e baseado numa peça de teatro de Florian Zeller, que era estrelada pelo ótimo Fabrice Luchinio. Então já fique claro que é quase um teatro filmado com elenco experimentado e uma narrativa curta sem muitas novidades. Basicamente é sobre Michel Leproux, que chega em sua casa disposto a ouvir um disco muito raro que conseguiu no chamado “mercado de pulgas”. Mas tudo irá atrapalhá-lo a realizar seu desejo, inclusive os problemas domésticos da esposa (a ainda bela Carole), interferências dos vizinhos, parentes etc e tal.  É verdade que o protagonista poderia ser mais simpático, mas foi uma boa escolha já que o francês e particularmente o parisiense, tem fama de briguento e irritadiço! E as situações são repetitivas. Foi, porém, o suficiente para ser um bom passatempo.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro