O Inquietante e Maravilhoso Futuro

Neuromancer veio a lume em 1984, ano que foi o titulo dum classico liter?rio de antecipacao do ingles George Orwell publicado nos anos 40

09/06/2020 18:03 Por Eron Duarte Fagundes
O Inquietante e Maravilhoso Futuro

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Neuromancer (Neuromancer; 1984), um romance de antecipação escrito pelo americano William Gibson, é na verdade uma antecipação da ficção científica pós-pós-moderna, onde os aparatos tecnológicos desempenham uma função tão fundamental quanto a sintaxe e a imaginação na cabeça do romancista; sem os recursos visuais do cinema, que permite à linguagem a inserção forte da tecnologia (a informática cinematográfica), a literatura se vale dum vocabulário muito próximo do universo dos computadores para expressar o inquietante e maravilhoso mundo do futuro. Devemos extrair dos termos “inquietante” e “maravilhoso” seus conceitos emocionais e tornar tudo muito neutro: as novidades do amanhã inquietam simplesmente, sem transtornar, e a maravilha é notadamente algo diferente, só isto.

Curiosamente Neuromancer veio a lume em 1984, ano que foi o título dum clássico literário de antecipação do inglês George Orwell publicado nos anos 40. Em relação aos anos 80, Neuromancer parece avançar para este século XXI em que a balbúrdia da tecnologia consome o humano; no entanto o romance de Gibson parece organizar, com criativas imagens, aquilo em que nosso mundo é aparente desordem, fogo em turbilhão. “Então um fogo negro conseguiu encontrar os afluentes dos nervos e houve uma dor muito além daquilo a que o nome de dor costuma ser dado.”

Como diz a imagem da primeira frase da narrativa, Neuromancer tem um pouco a cor duma tv ligada num canal em que nada se transmite. Não porque não tenha nada para transmitir. Mas porque a sociedade de hoje lhe dá tanta coisa para pôr no ar que satura as imagens e esbranquiça a tela. É desta melancolia do branco que o texto de Gibson retira seu poético melancólico.

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro