RESENHA CRTICA: Uma Espcie de Famlia (Una Especie de Famlia)

Apesar de curto e difcil de seguir, nem sempre o filme convence

08/03/2018 13:22 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Uma Espécie de Família (Una Especie de Família)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Uma Espécie de Família (Una Especie de Família)

Argentina (Missiones), Brasil, França, Polonia, Dinamarca, 2017. Direção de Diego Lerman. 1h35min. Com Barbara Lennie, Daniel Aroz, Claudio Tolcachir, Paula Cohen, Yanina Alen. Roteiro de Maria Meira.

O Diretor Diego Lerman apresentou este filme na Mostra de São Paulo e tem uma carreira longa que inclui Nós, Eles e Eu, 16, Minha Amiga do Parque, 18, Refugiado, O Olhar Invisível, 12, etc. Curiosamente seu trabalho atual não tem muito do cinema argentino, seus roteiros inteligentes e seu senso de humor. É outro drama daqueles que os europeus gostam que tem mau habito de perseguir seus protagonistas, com a câmera caçadora atrás deles, sem a menor necessidade ou acréscimo de densidade ou drama ou a rara comédia.

Ele não precisava desse velho truque para contar a história complicada (até porque alguns detalhes são guardados para a parte final do filme). Apesar de curto e difícil de seguir, nem sempre o filme convence porque não explicam para a gente que a história se na província de Missiones perto do Brasil, e por sinal onde teria sido muito mais fácil conseguir a criança dos sonhos da heroína (não apenas no Brasil, ate mesmo em Buenos Aires, mas para ficar dramático inventaram tudo se passar nessa região mas sem nunca mostrar seu lado belo!).

A protagonista Barbara Lennie apesar do nome é espanhola de Madrid, e fez papeis importantes (A Garota de Fogo, La Enfermidad del Domingo). Uma mulher interessante que assume um papel difícil. Quando sabe que o bebê que deseja adotar está passando por um parto difícil, ela tenta ajudar e se aproxima ainda mais de pessoas que aos poucos vamos sabendo são comerciantes dos partos. Como a mãe não quer a criança porque são pobres demais, a situação vai se complicando (não explicaram direito que tinha que pagar pela compra do bebê) que obriga o paciente marido a vir ajudá-la.

Na parte final até que acontecem algumas situações curiosas ainda que forçadas. Mas me parece muito que o filme tenha sido indicado a nove prêmios na Academia argentina e tenha ganho o prêmio do Júri no Festival de San Sebastian Espanha.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro