RESENHA CRTICA: Until the Birds Return (En Attendant les Hirondelles)

Uma realizao interessante e que merece ser descoberta

21/09/2017 09:24 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Until the Birds Return (En Attendant les Hirondelles)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Until the Birds Return (En Attendant les Hirondelles)

Argélia, 2017. 1h53 min. Direção de Karim Mouissaui. Roteiro de Maud Ameline, Karim. Com Aure Atika, Hania Amar, Chawki Amari, Nadia Kaci, Mohamed Djouhri.

Premiado no Un Certain Regard, mostra paralela do Festival de Cannes, este filme foi trazido pela Imovision de Jean-Thomas Bernardini para uma apresentação especial no Festival de Gramado. Junto com seu diretor estreante, Karim Mouissaui, foi recebido com grande emoção, já que vemos por aqui poucas produções da Argélia, um pais árabe/africano atormentado e importante. São três histórias separadas mas de alguma forma conectadas, se complementando. Num país conflitado (na década de 90, houve uma guerra civil, antes disso a lendária guerra pela independência). Começa com um construtor bem de vida, Mourad que está dividido entre as exigências de sua ex-mulher e o filho, assim como uma segunda mulher que deseja retornar para a França. As coisas se complicam quando vem um conflito na rua e não chama a polícia. Ficam mais intrigantes quando há um novo personagem, um empregado dele, que acompanha alguns empregados de Mourad, no casamento de sua filha. Acontece que eles, Djalil e Alcha tem um segredo entre eles.

Tudo é mostrado com discrição, mas há um clímax em cada um dos episódios que são extremamente marcados por momentos musicais, cenas de dança num bar quase vazio e depois uma espécie de banda que toca no deserto. São momentos incríveis e apaixonantes que escondem o símbolo do que não pode ser dito. O último episódio é mais triste sobre um doutor acusado de ter estuprado uma mulher envolvendo também terroristas. Mas o jovem diretor tem talento e sabe equilibrar a narrativa com esperança, sensibilidade e domínio da imagem. Sem dúvida uma realização interessante e que merece ser descoberta.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro