RESENHA CRTICA: Z: A Cidade Perdida (The Lost City of Z)

No final das contas, mesmo um pouco antiquado, o filme tem certo charme

30/06/2017 14:57 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Z: A Cidade Perdida (The Lost City of Z)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Z: A Cidade Perdida (The Lost City of Z)

Inglaterra, 17. 2h21min. Direção de James Gray. Roteiro de Gray baseado em livro de David Grann. Com Charlie Hunnan, Sienna Miller, Robert Pattinson, Tom Holland, Edward Ashley, Angus Mcfadyen, Clive Francis.

Ainda está em cartaz, mesmo que em final de carreira, esta aventura britânica quase épica, que poderia ser um filme espetacular, em particular para o brasileiro. Mas foi sabotada pela incompetência do diretor Gray, que certa crítica (americana e européia) ainda insiste em apoiar. Americano de nascimento, ele fez uma série de filmes policiais meio “noir” que tiveram a sorte de fazer sucesso e ate ganhar prêmios (4 indicações em Cannes, 2 ao César, Leão de Ouro em Veneza por Fuga para Odessa, Little Odessa, 94). Embora todos seus filmes tenham sido fracasso de público, ele sempre teve seus defensores: Caminho sem Volta (2000), Os Donos da Noite (07), o melhor deles, Amantes (08, com Joaquin Phoenix), Era uma vez em Nova York (13, com Marion Cotillard). Desta vez conseguiu um orçamento relativamente pequeno (segundo IMDB, não mais que 16 milhões) mas que lhe permitiu cenas de grande beleza, parecendo quadros ingleses antigos mas não impediu o fracasso de bilheteria (não mais que dois milhões de dólares). Não ajudou nada a presença do ator inglês Hunnam, meio famoso pela série de TV Filhos da Anarquia, e que teve quase ao mesmo tempo outro fracasso com o Rei Arthur, a Lenda da Espada. Mas que está rodando outro filme grande, a refilmagem de Papillon!

Na verdade, ele é um ator médio mais sem sorte do que talento. Conta o próprio elenco que o livro original que a vida da família mostrada no filme era muito interessante, sendo que o pai do protagonista, ganhou e perdeu por duas vezes a fortuna, e o casal central foram dos primeiros budistas! De tal forma que a figura mais marcante e oportuna acaba sendo o filho deles, já que tiveram a sorte de chamar o jovem Homem Aranha atual, Tom Holland, pequeno e feioso, mas muito talentoso. O filme conta uma incrível história real do explorador Percy Fawcett, que na virada do século 20 realizou viagens pelo rio Amazonas, onde descobriu provas de que existiu uma cidade misteriosa no meio da Selva. Na época não acreditaram nele, provocando uma situação trágica (provas recentes indicam que ele tinha razão, mas desapareceu em 1925). O filme foi rodado na Colômbia, Irlanda do Norte, mas não no Brasil, deixando com isso uma decepção evidente, com imagens apenas razoáveis muito distante do que conseguiram outros filmes sobre o tema, em particular os dois de Werner Herzog, o incrível e semelhante Aguirre, a Cólera do Deuses (72) e o posterior Fitzcarraldo (82). E mais A Floresta das Esmeraldas, 85, de John Boorman (este feito no Pará, mas também no Itatiaia, Rio de Janeiro, Parati).

Resta lembrar que no elenco como coadjuvante está o vampiresco Robert Pattinson, de olhos de peixe morto, como parceiro negativo do protagonista. No final das contas, mesmo um pouco antiquado, o filme tem certo charme. Mas no mínimo podia ter vindo rodar em locais autênticos!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro