RESENHA CRTICA: Fora de Rumo (Jue di tao Wang/Skiptrace)

Com locaes exticas, muita ao, um estilo de humor de que os antigos Trapalhes adorariam fazer, a aventura no ruim como se pode supor.

27/10/2016 00:21 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Fora de Rumo (Jue di tao Wang/Skiptrace)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Fora de Rumo (Jue di tao Wang/Skiptrace)

China/EUA, 16. 117 min. Direção de Renny Harlin. Com Jackie Chan,Johnny Knoxville, Bingbing Fan, Eve Torres, Eric Tsang, Winston Chao, Shi Shi.

Confesso que sou fã de Jackie Chan e normalmente assisto com prazer seus filmes repletos de números quase circenses (que ele foi criado desde criança para isso numa escola de malabaristas) onde ninguém se machuca e onde impera os momentos sensatos (até hoje já quase com 60 anos, ele ainda faz as cenas de ação e mostra ao final nos letreiros que também ainda se machuca, ou seja tudo é para valer). O problema desta vez com esta co-produção é que não é fácil fazer um filme tipo dois a um. Explicando: o um é o mestre Jackie Chan, que pode continuar fazendo seus truques atléticos e bem humorados. Mas o resto do filme é compartilhado com um dos “atores” americanos mais insuportáveis e menos engraçado de toda a história do cinema, o tal de Johnny Knoxville, que teve certa notoriedade ao fazer a série de TV, a famigerada Jackass! Mas é o que há de pior em termos de humor mesmo grosseiro.

E o outro peso pesado, no sentido ruim, é que a direção é de Renny Harlin, que começou fazendo sucesso em trabalhos como Duro de Matar 2, Risco Total, Do Fundo do Mar para depois produzir tremendos fracassos (onde gastava demasiado e por isso sua carreira foi para o buraco se virando com fitinhas C das quais esta é a mais cara de todas as recentes. A anterior foi um Hércules!). Embora seja um filme de ação com recursos, rodado na Rússia e China (Macao inclusive) a direção é banal e básica,sem maior invenção. Quase sempre pura chanchada. Na verdade, parece feita por outra pessoa.

A história gira em torno de Chan, que é um veterano policial,que leva o nome de Bennie Chan e acaba se unindo a um americano vigarista, Connor Watts, para lutarem contra um notorio bandido chinês chamado Victor Wong. Um ponto favorável do filme é a presença da bela chinesa BingBing (que fez Homem de Ferro 3, X- Men Dias de um futuro... , e I Am Not Madame Bovary. Ah, o menos ruim é que Knoxville faz também algumas cenas de perigo como rolar num barril na Rússia, com pouco uso do dublê.

Ou seja, com locações exóticas, muita ação, um estilo de humor de que os antigos Trapalhões adorariam fazer, a aventura não é ruim como se pode supor. Inclusive pode ser vista por menores. E acredite se quiser, provoca algumas boas risadas.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro