RESENHA CRÍTICA: Pitanga

Raramente o cinema - não apenas o nosso mas de qualquer parte do mundo - foi capaz de fazer um filme tão emocionante, tão alegre

06/04/2017 00:34 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Pitanga

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Pitanga

Brasil, 16. 90 min. Direção de Beto Brandt, Camila Pitanga. Com Antonio Pitanga, Lazaro Ramos, Camila Pitanga, Ruth De Souza, Ney Latorraca, Tamara Taxman, Caca Diegues, Zezé Motta, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque, Lea Garcia, Zé Celso Martinez, Rocco Pitanga, Selma Egrei, Othon Bastos, Elisa Lucinda, Silvio Guindane, Neville D´Almeida, Itala Nandi, Gésio Amadeu, Sergio Ricardo.

Raramente o cinema - não apenas o nosso mas de qualquer parte do mundo - foi capaz de fazer um filme tão emocionante, tão alegre, tão cinematográfico quanto este louvor merecido a um dos tesouros do cinema brasileiro. Não há quem conheça e não ame esta força da natureza que é Antonio Pitanga, um baiano descoberto por Glauber, consagrado numa série de filmes por Carlos Diegues e exposto agora neste caloroso, bem humorado e auspicioso documentário feito com muita aptidão e talento pelo já consagrado Beto Brandt. Com o devido apoio da filha de Pitanga, Camila (que continua linda, assina como codiretora), mas tem uma presença discreta diante das câmeras.

Raramente eu me emocionei tanto quanto neste filme por uma razão simples, conheço e gosto de Pitanga desde o começo dos anos setenta e fiquei admirando Pitanga pelas mãos de Ney Latorraca. Assistir o que Pitanga faz no começo do filme na areia de Barravento com a incrível Luiza Maranhão e depois pulando nas ruas do Rio de Janeiro na grande cidade, já com seu padrinho Cacá, estrelando todos os filmes importantes do cinema baiano, inclusive O Pagador de Promessas, o vencedor da Palma de Ouro de Cannes. A verdade é que Pitanga, além de se confirmar como um ser humano maravilhoso, incrível pai de família, adorado por seus amigos, tem aqui a oportunidade de falar com franqueza e honestidade o que é ser negro no Brasil. Não tão ruim quanto nos EUA, mas não muito longe também. Uma luta que ele ganhou sempre com um sorriso, uma franqueza, uma veracidade que hoje se espraiam por 110 créditos – mas acho que se esqueceram de alguns!

Grande ideia fazer o filme e a homenagem, nunca tão merecida. Melhor ainda que resultou numa bela obra de cinema para um campeão de nosso cinema.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3