RESENHA CRTICA: O Novssimo Testamento (Le Tout Nouveau Testament)

um dos filmes mais originais e crticos dos ltimos tempos. Acho obrigatrio para quem gosta de cinema.

16/03/2016 10:31 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Novíssimo Testamento (Le Tout Nouveau Testament)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Novíssimo Testamento (Le Tout Nouveau Testament)

Bélgica, 15. 113 min. Direção de Jaco Von Dormael. Com Pili Groyne, Catherine Deneuve, Benoit Poelvoorde, François Damiens, Yolande Moreau, Laura Verlinden, Marco Lonzerini. Romain Gelin, David Murgia (como Jesus Cristo). Roteiro de Dormael e Thomas Gunzig.

Depois de ter sido indicado ao Globo de Ouro, ganhar prêmios no European Film Award (desenho de produção), Austin, Biografilm, dois prêmios do Publico no Norwegian, e melhor atriz em Sitges, este filme belga foi um dos finalistas para o Oscar de filme estrangeiro. Vale a pena assistir esta comédia irreverente, original, criativa e talentosa que não parece nada que tenha visto antes. Uma fantasia deliciosa que confirma o talento do diretor, que fez muito sucesso no Brasil com Toto, Le Herós (Um Homem com Duas Vidas), premiado em Cannes e que repetiu a dose logo depois com O Oitavo Dia (96) sobre um garoto com síndrome de Down (o ator faz uma ponta aqui em que a mãe tenta sufocá-lo com o travesseiro). O filme seguinte Sr Ninguém (Mr Noboby, 09) tinha Jared Leto e era fora do comum, mas passou em branco, assim como outro que não passou aqui (Kiss & Cry, 11). Mas Dormael retorna com tudo aqui num filme difícil de resumir porque pode tirar a surpresa do espectador. Começamos dizendo que Deus está vivo e mora em Bruxelas! Só que esse Deus é um cara malvado, mal humorado que faz mal a humanidade e neutraliza a esposa (Moreau) e trata mal da filha única (Pili) que se rebela contra a ele, liberando a informação secreta de quando as pessoas irão morrer. O que provoca uma incrível confusão com as pessoas...

A menina chamada Ea não tem dúvida, depois de apanhar do pai, escapa através de uma maquina de lavar (sim, o filme tem momentos surrealistas, mas em geral são poéticos e encantadores) e vai parar numa cidade grande onde está decidida em conseguir mais 6 apóstolos para mudar as coisas (isso veio como conselho do seu próprio amigo J.C. Jesus Cristo, cuja imagem ela tem em seu quarto). Parte assim através de seus novos escolhidos (entre eles a única estrela é a madura Catherine Deneuve, que consegue uma alternativa para seu marido desagradável) e um deles é um garotinho que antes de morrer como estava previsto quis se vestir de menina!

É verdade que o filme tem um certo desequilíbrio já que não foi possível manter sempre o mesmo ritmo e nível de humor, brincar com todas as ironias sem ofender ninguém. Mas é um dos filmes mais originais e críticos dos últimos tempos. Acho obrigatório para quem gosta de cinema. E reclama da vida!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro