RESENHA CRTICA: A Visita (The Visit)

Para o meu gosto, ainda bem fraco e decepcionante filme de M. Night Shyamalan

26/11/2015 13:15 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Visita (The Visit)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Visita (The Visit)

EUA, 15. 94 min. Direção e roteiro de M. Night Shyamalan. Com Kathryn Hahn, Olivia DeJonge, Ed Oxenbould, Deanna Dunnagan, Peter McRobbie, Celia Keenan-Bolger.

Ha quase vinte anos o diretor Shyamalan se revelou com o mega sucesso de O Sexto Sentido, que chegou a lhe dar inclusive indicação para o Oscar. Desde então sua decadência foi firme e forte, sem escalas, cada filme pior e mais mal recebido que o anterior, e a situação foi ficando tão grave depois do fracasso de Depois da Terra (13). Ele se defende dizendo que nunca mais conseguiu um final Cut, ou seja, nunca lhe deixaram ter o corte final, a montagem final do filme (que foi feita pelos produtores).

Curiosamente ele se redime parcialmente com este filme muito barato (5 milhões de dólares) que teve renda boa apenas por causa disso (bilheteria de 25 milhões) e até mesmo algumas criticas respeitáveis. Feito com elenco desconhecido , o diretor diz ter feito 3 versões (1 dramática, outra cômica e outro mezzo-a-mezzo) optando pela primeira. Ele usou aqui o salário que ganhou no filme anterior num tentativa de recuperar seu prestígio e controle artístico.Rodado como Sundowning, o terror é naquela linha super abusada que os americanos chamam de “found footage”, ou seja, alguém gravou material em digital que agora serve para revelar algum crime ou fantasma. No caso, são dois irmãos loiros, bonitos e pré adolescentes que vivem com a mãe (o pai sumiu) e querem conhecer os avós que moram no interior e nunca viram (não se dão com a mãe, que aproveita a chance para fazer viagem de navio com um namorado).

Chegando lá encontram um casa de interior, bem decorada e um casal de velhos frios mas atenciosos. O avô é durão, a avó mais doce mas ambos parecem senis. Tudo que é mostrado antes e depois imitando dezenas de outros filmes, é gravado, com eventuais alívios cômicos (o garoto gosta de cantar como rapper e inventa em certo momento usar o nome de cantoras como Kathy Perry ou Rhianna. Ao menos nas salas americanas o público ria, aqui não tenho certeza). Enfim, vamos caminhando devagar e custam a descobrir que há alguma coisa errada (não revelo o que) e o resto do filme é a resolução apressada e não muito assustadora do que sucedeu. Para o meu gosto, ainda bem fraco e decepcionante. Mas devo dizer que os teens americanos foram mais condescendentes.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro