A Festa de Despedida (The Farewell Party/Mita Tova)

Difícil não se sensibilizar com uma história tão humana e contada com habilidade

08/09/2015 13:57 Por Rubens Ewald Filho
A Festa de Despedida (The Farewell Party/Mita Tova)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Festa de Despedida (The Farewell Party/Mita Tova)

Israel, 14. 95 min. Direção de Tal Granit, Sharon Maymon. Com Ze´ev Revach, Levana Finkelstein, Aliza Rosen, Ilan Dar, Raffi Tavor, Yosef Carmon, Hilla Sarjon.

O cinema de Israel confirma sua boa fase com este drama (com alguns momentos de comédia, humor negro logicamente) que foi super premiado no país natal (pela Academia de cinema local, foi votado como melhor ator, foto, maquiagem, som, foi indicado ainda como melhor filme, diretor, atriz, coadjuvantes, roteiro, montagem, escolha de elenco, direção de arte, música). Ainda foi melhor atriz em Haifa, também dois prêmios em Valladolid. Mais dois para atrizes em Veneza.

O assunto não chega a ser novo, tivemos por exemplo, o filme da HBO sobre as experiências do Dr. Jack Kervokian, vivido por Al Pacino em Você Não Conhece o Jack“ (2010) e com o crescimento e envelhecimento da população parece inevitável que a questão da eutanásia venha a ser cada vez mais discutida e ampliada, ou como dizem aqui, “morte assistida" (ou "auxiliada”).

Foi feito por uma dupla de diretores roteiristas (que vem trabalhando juntos antes em curtas e telefilmes, este é seu primeiro longa para cinema. Sharon fez com outro parceiro a comédia A Matter of Size, 09, sobre os que têm excesso de peso!), eles tiveram a sensibilidade de reunir um elenco excepcional de atores veteranos, todos impecáveis. Eles interpretam os protagonistas que vivem numa casa de repouso em Jerusalém, com bastante conforto mas percebendo que suas forças estão se esvaindo e seus dias estão contados. E parece claro, que passarão por muito sofrimento. Até que decidem construir uma máquina que será capaz de lhe dar uma morte sem dor, em paz. Seria completamente automática e funcionando com apenas um toque num botão. A experiência começa a ser feita com bons resultados e o inevitável sucede: outros idosos em situação semelhante também pedem para se submeter ao processo. E talvez a figura mais tocante seja justamente a de uma mulher ainda relativamente jovem e bonita, que está sofrendo de Alzenheimer.

Difícil não se sensibilizar com uma história tão humana e contada com habilidade. Não é um panfleto, apenas coloca uma possibilidade que a humanidade mais certo ou mais tarde terá que enfrentar. Merece ser descoberto.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro