RESENHA CRÍTICA: Cada um na sua Casa (Home)

Com muita música de fundo, tem uma relativa ousadia, mas não creio que adultos irão curtir

08/04/2015 14:53 • Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CR�TICA: Cada um na sua Casa (Home)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Cada um na sua Casa (Home)

EUA, 2015. 94 min. Direção de Tim Johnson. Fox. Vozes originais de Steve Martin, Jim Parsons, Rihanna, Jennifer Lopez, Matt Jones.

Corre a noíicia de que a animação da Dreamworks não vai muito bem e até ameaçou fechar. Este seu novo filme estreou bem nos EUA (chegando aos 68 milhões de dólares em pouco mais de uma semana) embora seja indicado mais para crianças pequenas, ao ponto de tentar usar um estilo de desenho que lembra muito os de canais por assinatura, tipo Cartoon Network, ou seja, muito estilizados e fofinhos. E tenha uma relativa ousadia de colocar pela primeira vez uma heroína negra (para nos seria mulata, inspirada na cantora que a dublou, Rihanna).

Com muita música de fundo, o trabalho foi do diretor Tim Johnson (Os Sem Floresta, Formiguinhaz, Simbad), mas o curioso é que poucas criticas estrangeiras comentaram o óbvio,que é inspirado em dezenas de outros trabalhos, sejam de animação ou com atores. Porque seu modelo mais que evidente é apenas E.T. de Spielberg (quando não percebem isso é de assustar!).

Há um esforço em criar um protagonista desajeitado e muito simpático chamado Oh! (a voz é de Jim Parsons de Big Bang Theory no original) e a explicação do apelido é bonitinha (é como se fosse um suspiro de decepção cada vez que ele faz alguma coisa errada). De certa forma também lembra um pouco os Minions e o filme recorda aquele lamentável Marte Precisa de Mães (Mars Need Moms), ele vive num planeta distante que tem que mudar seus habitantes para outro lugar porque estão ameaçados por seu pior inimigo, os Gorgs, e no caso vem para a Terra. Aqui, ele faz amizade com a adolescente Tip e tem dificuldades com nossos costumes, mas nasce uma grande amizade entre eles, em meio a fugas, perseguições, trapalhadas todas banais e como já disse indicada aos pequenos. Mais para Lilo & Stich do que Cinderela. Não creio que adultos irão curtir.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro