Sr. Blake ao Seu Dispor: Resenha Critica

O filme fala de luto, mas fala sobretudo de resignificar nossos propositos

20/09/2025 03:17 Por Adilson de Carvalho Santos
Sr. Blake ao Seu Dispor: Resenha Critica

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Em 1984 John Malkovich era um ator iniciante no cinema quando perdemos o icônico cineasta francês François Truffaut. Irônico, que o ator esteja em cena com Fanny Ardant, viúva de Truffaut nesta comédia dramática de excelente gosto capaz de fazer rir e de emocionar com a história de Andrew Blake (Malkovich), um milionário viúvo que perdeu o sabor da vida depois da morte de sua esposa. Como forma de se conectar com o amor perdido, ele aceita trabalhar de mordomo na casa onde conheceu sua esposa, onde em breve a proprietária Natallie Beauvillier (Ardant) – viúva há quatro anos – pretende alugar os quartos. Blake ganha um novo propósito em meio à sua viagem, interferindo na vida das pessoas com quem agora passa a conviver. Além de Madame Bauvillier, Blake se vê diante de pessoas igualmente perdidas como a cozinheira mandona Odille (Emilie Dequenne); ou Manon, a jovem empregada que está grávida (Eugénie Anselin). O filme fala de luto, mas fala sobretudo de resignificar nossos propósitos. O roteiro consegue criar situações que falam com nossas outras histórias graças ao elenco afinado tendo Malkovich à frente do elenco. Se o filme peca por demorar um pouco a desenrolar sua história, também por outro lado cria laços entre os personagens com quem passamos a nos importar. John Malkovich, que é americano, faz um britânico auto exilado na França com bastante naturalidade. O ator de 71 anos filmou o filme em francês, o que foi um desafio embora seja fluente em francês, devido ao grande número de diálogos em francês, que teve de desenvolver, e para isso teve como instrutora, a própria filha do diretor Gilles Legardinier. Este estreia na função, também assumindo como co-roteirista do filme que adapta seu romance, um dos mais vendidos na Europa. Distribuído pela Mares Filmes, o filme é leve mesmo tratando das dores da perda, e nos mostra o quanto tocamos a vida de cada um, e como isso pode fazer a diferença.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro