RESENHA CRTICA: A Private War
Este um dos melhores filmes que j assisti sobre guerras civis em pases rabes
A Private War
EUA, Inglaterra, 18, 1h50. Direção de Matthew Heinemann. Com Arash Amei, Marie Brenner. Com Rosamund Pike, Tom Hollander, Jamie Dorman, Stanley Tucci, Faye Marsay, Greg Wise, Alexandra Moen. Quem assina o filme é como produtora Charlize Theron. Mas há pelo menos outros. 26 assinantes como produtores. Musica de H. Scott Salinas.
Este é um dos melhores filmes que já assisti sobre guerras civis em países árabes, como a Síria. Tem um impacto fulminante ao contar um fato real, a luta de uma repórter inglesa de televisão que tentou impedir e denunciar as mortes de crianças e adultos, sem justificativa. O filme foi indicado pelo Globo de Ouro, que o indicou para a cantora Annie Lennox, que cantou a música no final chamada Requiem for a Private War. A outra indicada foi a brilhante e excelente atriz britânica Rosamund Pike (conhecida por Garota Exemplar e 7 dias em Entebbe). Ela faz aqui de maneira excepcional a jornalista britânica Marie Colvin, enquanto Tom Hollander faz o chefe jornalista e o amigo repórter fotográfico é Jamie Dornan (50 Tons de Cinza). São fatos reais que tiveram grande repercussão na imprensa mundial principalmente porque a heroína, Marie ficou ferida logo no começo (perdendo uma vista), viciou-se em cigarro e bebida alcoólatra, mas nem por isso fugiu da luta armada no deserto, que foi se tornando cada vez mais violenta e brutal. É um filme de grande impacto, mas sem dúvida valorizado pela excelente estrela Rosamund. Foi premiado ainda pela Hollywood música na Media Awards, onde Annie ganhou duas vezes! Grande atriz, grande filme. O diretor Heinemann fez apenas documentários curtas e agora séries de TV. Assim como produtor de documentários como Carel Land, City of Ghosts. Esta é sua notável estreia em longa.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.