Sonhos de um Sedutor

Crítico de cinema apaixonado por Casablanca, Allan Felix tenta se recuperar do divórcio. Um casal de amigos, Dick e Linda, leva-o para encontros românticos com novas mulheres, que sempre terminam de maneira frustrante. Felix busca consolo nos filmes que devora e troca figurinhas diariamente com o fantasma do ator de Casablanca Humphrey Bogart. Com alterações de humor, acaba atraído por Linda, sua "chegada", carregando a culpa por gostar da esposa de um dos seus melhores amigos.

20/07/2018 23:26 Por Felipe Brida
Sonhos de um Sedutor

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sonhos de um Sedutor (Play it Again, Sam). EUA, 1972, 85 min. Comédia romântica. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Herbert Ross. Distribuição: Classiclin

Comédia de fino trato escrita por Woody Allen a partir de uma peça própria, dirigida por Herbert Ross, inédita até agora em DVD, lançada com primor pela Classicline, distribuidora brasileira especializada em fitas clássicas. Foi a primeira parceria de Allen com a atriz e musa de seus filmes Diane Keaton, numa química voraz e desdobramentos imprevisíveis.

Na época, 1972, Allen iniciava a carreira como roteirista de seriados de comédia, tinha dirigido apenas três pequenos filmes e atuava em todos eles. Este trabalho seria uma preparação para tudo o que faria depois, no cinema de autor pelo qual virou ícone. O filme, mesmo não sendo dirigido por ele, carrega sua marca. Allen, como sempre, está à vontade no papel, aqui de um neurótico, destruído pelo fim do casamento. Com a verve deliciosamente cômica, dispara comentários ácidos sobre relacionamentos, família e religião, reclama, devolve tiradas com inteligência e é desastrado. Como de praxe, conversa com o espectador, numa mise-en-cene de alto nível – é ele quem dá os comandos, como se estivesse na pele do diretor.

Na direção ficou Herbert Ross, entendido do assunto, pois realizou inúmeras comédias em estilo teatral, projetando nas telas obras de Neil Simon, como “Uma dupla desajustada” (1975), “A garota do adeus” (1977), “Califórnia Suite” (1978) e “Hollywood, cheguei!” (1982).

Além do humor inteligente, traz referências ao cinema clássico, com homenagem direta à obra-prima “Casablanca”. A começar pelo título, “Play it again, Sam” – Allan Felix (Allen) enfrenta momentos de amargura e desprezo, assim como o personagem Rick Blaine (Humphrey Bogart) em Casablanca, que, entristecido, pedia para o pianista Sam (Dooley Wilson) tocar músicas no piano. Felix, aficionado por este filme, coleciona em casa pôsteres e objetos de Casablanca e se encontra com Bogart em seu apartamento – há aparições bacanas do ator Jerry Lacy como Bogart, com o típico sobretudo e o chapéu (a voz ficou parecida também).

Originalmente da Paramount, foi produzido pela Rollins-Joffe, parceiros de Allen por décadas. Estranhamente não recebeu indicação a prêmios importantes.

Uma pérola a ser revisitada, de um Woody Allen novinho, já comprovando a alta qualidade de seus trabalhos no cinema de autor.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro