RESENHA CRTICA: A Promessa (The Promise)

O pblico vai ao cinema para se divertir e no aprecia tomar posies de certas verdades nunca reveladas

11/05/2017 16:33 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Promessa (The Promise)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Promessa (The Promise)

Inglaterra, 16. 2h13. Direção de Terry George. Roteiro de George e Robin Swicord. Com Christian Bale, Charlotte LeBon, Oscar Isaac, Tom Hollander, Jean Reno, Milene Mayer, Angela Sarafyan, Daniel Gimenez Cacho. Trilha musical de Gabriel Yared.

Há certas histórias que o público não quer consumir. Certas verdades que nunca são reveladas para a humanidade e apesar de serem aceitas como legítimas, sofrem algum tipo de maldição, que só confirma o evidente. O público vai ao cinema para se divertir e não aprecia tomar posições. Não importa que o projeto tenha equipe de qualidade como astros como Christian Bale, o Batman Cavaleiro dos Trevas, o herói de O Despertar da Força, Oscar Isaac, e o notável Jean Reno. O diretor Terry George é britânico da Irlanda da Norte e fez filmes importantes como Em Nome do Pai, com Daniel Day Lewis, 93, O Hotel Rwanda, 04, Mães em Luta com Helen Mirren, Traídos pelo Destino, 07 com Mark Ruffalo. Mesmo vindo de um fracasso terrível (O Negociador,mal escalado pela presença de Brendan Fraser). Ganhou o Oscar por um curta metragem The Shore (12).

Este A Promessa visto há pouco nos EUA foi um fracasso por lá o que nos leva a temer pela fama que o assunto tem de ser azarado e nunca conseguem fazer um trabalho excepcional para uma história tal real e trágica, mas que ao mesmo tempo os Turcos recusam a aceitar, que é o massacre do povo Armênio nas mãos do Império Otomano (leia-se os Turcos). Eu acompanhava essa história porque me contava o horror meu amigo Leon Cakoff, que perdeu grande parte da família tentando fugir dos atos criminosos. E que até hoje continua a ser tabu, não admitem o infelizmente real. Este filme é um esforçado projeto rodado basicamente em Portugal (Sintra, Lisboa, e ainda Malta, Toledo, Seruel, Sevilha, Ilhas Canárias, na Espanha) que tenta apresentar parte da história, a partir de um triângulo amoroso. Um triângulo amoroso em 1914 entre Michael, um brilhante estudante de Medicina, a bela Ana e Chris, um famoso jornalista americano radicado em Paris. Teve orçamento de 90 milhões de dólares rendeu agora apenas 8 milhões ( e nada ainda do exterior). Obviamente foi financiado com a ajuda de milionários armênios para ser como dizem os cínicos, o Doutor Jivago do Povo Armênio. Não faltam também cenas de ação e tragédia já que o tema é grande demais para ser desrespeitado com brincadeiras. Ainda por que tudo é sincero e ainda oportuno.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro