RESENHA CRTICA: Mortdecai: A Arte da Trapaa (Mortdecai)
Pode provocar ocasionais risadas, comdia afinal no se discute
Mortdecai: A Arte da Trapaça (Mortdecai)
EUA, Inglaterra, 15. 107 min. Direção de David Koepp. Roteiro de Eric Aronson e baseado em livro de Kyril Bonfiglioli. Com Johnny Depp, Gwyneth Paltrow, Ewan McGregor, Paul Bethany, Olivia Munn, Michael Culkin, Jonny Pasvolsky, Ulrich Thomsen, Jeff Goldblum.
Muito se tem falado da decadência da carreira de Johnny Depp que tanto repetiu o bizarrismo dos personagens que teria cansado o público. Por isso que sua aparição em Caminhos da Floresta (Into the Woods) como o Lobo foi tão breve, mas o culparam também pelo fracasso desta comédia que não é ruim, ao contrário para quem curte e entende humor britânico, tem seus momentos. Lembra inclusive muito a figura do grande humorista Terry-Thomas (1911-90), que fez filmes como Deu a Louca no Mundo, Dr. Phibes, Os Intrépidos Homens em Seus Calhambeques Maravilhosos, Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras. E como Depp ele tinha os dentes da frente separados, dando-lhe um charme inesperado. E sabem qual foi a solução para salvar a carreira dele? Vão fazer mais um Piratas do Caribe! Estão querendo mesmo se queimar! Ele se casou de novo (com a bela atriz Amber Head) e deve estar ocupado demais para se preocupar com isso.
Enfim, quem gostou de Kingsman tem chance de se divertir com esta antiquada comédia de ação, Depp faz Charlie Mortdecai, um aristocrata inglês aparentemente falido, mas com uma mulher atraente (Gwyneth Paltrow, ainda que em forma, não consegue demonstrar maior empatia ou química com Depp, menos ainda do que ela tem com o Robert Downey Jr). Ele está sempre envolvido em esquemas de roubos e trapaças, e neste caso estão envolvidos também os russos, o M15 espionagem inglesa, um terrorista internacional, um comerciante de arte porque uma obra de arte roubada pode levá-los a um tesouro de arte nazista.
O diretor David Koepp é mais famoso como roteirista (Jurassic Park, Indiana Jones e o Reino de Cristal, Anjos e Demônios, Zathura, Homem Aranha) do que realizador (Perigo por Encomenda com Joseph Gordon Levitt, Ghost Town, A Janela Secreta com Depp). Como o filme não foi mostrado para os críticos nos EUA, quando viram o resultado eles ficaram felizes em destruir o filme. Não concordo é uma farsa picaresca, à moda inglesa, que já teve seu público antigamente. E pode ainda provocar ocasionais risadas, comédia afinal não se discute.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.