Canal AXN: Novas Temporadas, Novas Emoções.
Na época de novidades, o AXN apresenta as novas atrações.
Esta é a época mais aguardada do ano para quem curte séries de TV. É o momento em que recebemos de braços abertos em nossas casas as novas temporadas das séries preferidas e acolhemos com sinceridade as novas séries que estão estreando na temporada. Isso é o que, em tese, acontece em todos os canais cujas grades de programação têm basicamente séries semanais, como a Fox, Warner, AXN, Space, Universal, Sony e SyFy. É claro que nem sempre é assim, já que qualificar a qualidade da grade é falar do resultado do trabalho de uma pessoa que foi contratada pelo canal para fazer exatamente isso… Mas isso já é outra história
Uma das primeiras novidades do canal AXN é trazer para novembro a décima e, até onde se sabe, a última temporada de NCIS – Investigação Naval, estrelada por Mark Hamon, que acabou de ganhar sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Até o ano passado, a série era exibida de três a quatro meses após sua estreia nos Estados Unidos, deixando a pirataria livre para o download dos episódios inéditos. Agora, os fãs acompanharam com apreensão a conclusão da nona temporada, quando um maluco detonou uma bomba na sede do Naval Criminal Investigative Service, em Washington, deixando à beira da morte toda a equipe de Jethro Gibbs e, por tabela, o Dr. Donald Ballard, que recebeu a noticia do atentado como uma facada em seu idoso coração com trágicas consequências. A nova temporada de NCIS começa no dia 19 de novembro, em seu novo horário, segunda-feira, às 21 horas.
No dia 5 de novembro, porém, quem está de volta à caça de assassinos psicopatas é a equipe de Criminal Minds, liderada por Thomas Gibson, que teve um final de temporada agitado e com direito a final feliz com o casamento de um de seus membros. Para o primeiro episódio da oitava temporada de Criminal Minds, no canal AXN, além da saída da agente Emily Prentiss (Paget Brewster), que decidiu voltar a trabalhar no Serviço de Inteligência da Inglaterra, o grupo tem que recapturar um perigoso homicida, que escapou da prisão, deixando uma trilha de corpos. A novidade da temporada é a agente Alex Blake (Jeanne Tripplehorn), que entra para substituir a agente Prentiss.
Já, em CSI – Nova York, a rotina volta à equipe de Mac Taylor (Gary Sinise), no dia 8 de novembro, depois do susto que todos levaram ao ver o chefe do CSI da Big Apple à beira da morte após uma troca de tiros. Agora, na nona temporada de CSI – NY, Mac precisa descobrir o responsável pelo assassinato do amigo que trabalhava no Corpo de Bombeiros da cidade, num momento em que está sendo julgado a liberdade condicional de um piromaníaco, preso pelo amigo assassinado. A dúvida dessa temporada é saber se ela vai passar da décima, já que sua irmã mais velha CSI – Miami foi cancelada na décima temporada.
Mas o canal AXN também traz duas interessantes novidades para sua grade de programação 2012/2013. A primeira delas é Perception, que será exibida nas noites de quarta-feira, a partir do dia 7 de novembro. A série é estrelada por Eric McCormack, que já foi visto durante oito temporadas como o amigo gay da série Will & Grace. Eric interpreta o Dr. Daniel Pierce, um neurocientista que, à convite de uma antiga aluna que hoje trabalha no FBI, torna-se uma espécie de consultor do Bureau para ajudá-la a solucionar um crime. Até aí, a série poderia ser mais uma dessas, estilo Castle, se não fosse o fato de que o Daniel é esquizofrênico e constantemente vê pessoas que não estão ao seu lado. Ironicamente, são essas visões no estilo Uma Mente Brilhante que fazem o personagem descobrir pistas para ajudar a agente Kate Moretti (Rachel Leigh Cook , do filme Ela é Demais). A série estreou, neste ano, no canal TNT americano e já ganhou uma nova temporada, o que vai garantir muitos episódios com essa dupla diferente.
O que é realmente diferente é a premissa de Last Resort, que chega na terça-feira, dia 6 de novembro. Durante uma missão regular, o comandante de um submarino nuclear se recusa a usar seus mísseis para destruir forças paquistanesas e, por esse ato de rebeldia, é caçado pelo seu próprio governo. O problema é que, enquanto começa esse jogo de gato e rato, ninguém tem certeza de que a ordem para o lançamento dos mísseis era real, obrigando à difícil decisão que deixará toda a tripulação do submarino com um alvo nas costas. Para tentar descobrir um meio de sobreviver a isso, o comandante do submarino segue com sua nave até uma ilha remota, montando seu último refúgio para evitar uma guerra nuclear contra os Estados Unidos. O que vai acontecer a partir daí é a base de Last Resort, uma série criada por Shawn Ryan, também responsável por The Shield e The Chicago Code. Pode-se ter certeza de uma coisa em relação a Last Resort: é uma história inédita, mas difícil, o que obrigará roteiristas e produtores a ter um grande jogo de cintura para manter a audiência em alta na ABC.
As novidades estão aí, são interessantes e nos deixam sempre com vontade de ver mais. Resta torcer para que seja uma temporada com boas audiências para não termos nenhuma surpresa que venha complicar a sequência das séries no futuro.
Sobre o Colunista:
Paulo Gustavo Pereira
O jornalista Paulo Gustavo Pereira, mineiro de Belo Horizonte, começou a trabalhar na área em 1974, como assistente de redação das Rádios Tupi e Difusora. Dois anos depois, foi para a TV Cultura, onde foi subchefe de reportagem e repórter, até ir trabalhar na Rede Globo, em 1980. Passou pelas rádio Capital e Globo, pelas TVs Manchete, Record e SBT, até começar a escrever para o mercado de home video nos anos 80. Foi chefe de redação do Jornal do Vídeo, colaborador das revistas Vídeo Business e Video News, comentarista de vídeo do Caderno 2 de O Estado de São Paulo. A partir dos anos 90, atuou em produção independente, e foi comentarista ocasional de TV no Jornal da Tarde. Em 1993, foi contratado pelo SBT para produzir as transmissões do Oscar, com apresentação de Rubens Ewald Filho. Trabalhou como chefe do departamento de cinema do SBT, até ser convidado para ser assessor de imprensa da CIC Video. No final da década de 90, assumiu a chefia de redação da revista Sci-Fi News, onde está até hoje. Foi o diretor responsável das transmissões do Oscar pelo SBT, entre 2000 e 2004, e diretor da transmissão dessa premiação pela TNT, direto dos Estados Unidos, em 2007. Lançou o Almanaque dos Seriados em 2008, e apresenta o programa Loucos Por Séries no canal Imagine TV, da TVA/Telefônica, e o programa Almanaque dos Seriados pela ClicTV na web.