RESENHA CRTICA: Transcendence - A Revoluo (Transcendence)

Segundo Rubens Ewald Filho, uma histria morna, sem graa, que Depp interpreta como se estivesse em coma alcolico, absolutamente aptico

20/06/2014 11:18 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Transcendence - A Revolução (Transcendence)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Transcendence - A Revolução (Transcendence)

EUA, 14. 119 min. Direção de Wally Pfister. Com Johnny Depp, Rebecca Hall, Paul Bettany , Morgan Freeman, Kate Mara, Cillian Murphy, Clifton Collins Jr., Cole Hauser, Lukas Haas.

 

Este é o quarto fracasso seguido de Johnny Depp (após o decepcionante Sombras da Noite, Diário de um Jornalista Bêbado e o mega desastre O Cavaleiro Solitário) o que vem comprometer sua posição de astro que ganha 20 milhões por filme e se especializa em personagens bizarros. O que não lhe parece incomodar porque no momento tem pelo menos seis outros filmes grandes previstos (inclusive Into the Woods com Meryl Streep) e talvez mais um Piratas do Caribe. Aos 51 anos, não dá a impressão de que sua carreira esta abalada (desastres já teve muitos antes, lembre de O Turista). O resultado afeta muito mais o produtor Christopher Nolan (da série Cavaleiro das Trevas) que foi quem patrocinou a ideia de que seu diretor de fotografia de estimação iria dirigir,  enquanto Nolan assumia o ainda mais ambicioso Interestelar (previsto para estrear aqui em novembro) com Matthew McConaughey e Anne Hahaway. O fotógrafo aqui será o suíço Hoyte Van Hoytema que fez Ela e O Vencedor. O diretor deste filme aqui se chama Wally Pfister, é americano, e trabalha com Nolan desde seu primeiro êxito, Amnésia, passando por todos os seguintes. Nolan achou o projeto (da Lion´s Gate) perfeito para sua estreia como realizador (e ambos continuam defendendo o uso de película em 35mm, agora ameaçada de acabar. Ele rejeitou inclusive  usá-lo como intermediário). Enfim, o filme custou 100 milhões de dólares e teve de bilheteria nos EUA  22 milhões e 55 no exterior.

A gente já adivinha que é filme de fotógrafo quando aos 3 minutos de projeção ele apresenta num jardim uma gota de água caindo em câmera lenta de uma folha! OK, sempre bonito, mas que tem nada a ver com o resto. Johnny Depp surge com o cabelo revolto mas menos excêntrico que costume falando com sua mulher (Rebecca Hall, de Vicky Cristina Barcelona) num momento idílico. Logo depois já esta se organizando um atentado à vida do cientista Depp num grande auditório, mas o suspense é mínimo. Falam em curar o planeta, acabar com doenças como câncer e Alzenheimer. E entra o Doutor Will Caster. 11 minutos explode uma bomba (dentro de bolo de chocolate!) e mata a equipe. Salva-se Morgan Freeman. E Will seria atingido por um matador anônimo à queima roupa de um grupo contra a evolução científica. De qualquer forma é bom ficar sabendo desde já que o filme irá terminar com outra flor, um girassol e outras gotas d´água como fotógrafo gosta.

Falavam muito que era uma história a lá Frankenstein, um thriller futurista inquietante e provocador. Não o que eu assisti, que não passa da uma história morna, sem graça, que Depp interpreta como se estivesse em coma alcoólico, absolutamente apático. Ele relativamente baixo não combina nada com esguia inglesa que faz sua companheira. Enquanto o assistente deles, Max (Paul Bettany) está cada vez mais parecido com o José Wilker. Na confusão entra também uma equipe do FBI (liderada por outro protegido de Nolan, Cillian), o já mencionado amigo Freeman e naturalmente a vilã (a sinistra Kate Mara de House of Cards). O que podia ser interessante é que conseguem “upload” a consciência humana num sistema de internet de inteligência artificial de tal forma que ele poderia controlar tudo. Não é uma ideia nova, mas certamente poderia ser melhor explorada e desenvolvida. O roteiro do filme é banal, e ao contrario do que tinha imaginado, de que o fracasso havia sido porque o filme era complicado demais, ele resulta banal, com a velha lição moral de cientista louco, que a principio vai dando certo, limpando as cidades de crimes, até desafiar certas regras morais. Mas nem pense que isso é interessante ou provocador. Há pouca ação e nem o visual é interessante. Chega mesmo a cair em clichês de Zumbis e Robôs, que certamente deveriam ser mais empolgantes. Achei divertido o crítico americano que disse que Depp sintetiza sua interpretação pelo Skype. Pseudo-ficção científica de segunda categoria.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro