Dostoievski Antes da Genialidade

Humilhados e ofendidos Nno ? o melhor Dostoievski, mas ja ensaia seu senso de narrar em literatura e sua agudeza para descobrir as cruezas da alma humana

11/02/2020 14:03 Por Eron Duarte Fagundes
Dostoievski Antes da Genialidade

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Li pela primeira vez Humilhados e ofendidos (1861), de Fiódor M. Dostoievski, em 1973, ano em que cheguei a Porto Alegre, quando contava com dezessete anos; era uma tradução da escritora cearense Rachel de Queiroz. Releio-o agora, uma tradução diretamente do russo feita por Klara Gourianova.

Não é o melhor Dostoievski, mas já ensaia seu senso de narrar em literatura e sua agudeza para descobrir as cruezas da alma humana. É narrado em primeira pessoa por uma personagem que não é o protagonista. Nem sei bem se há um protagonista na história. O centro é uma cidadezinha de interior onde os acontecimentos tão patéticos quanto inusitados se sucedem.

A piedade do narrador, as desventuras da órfã Nelly, a paixão de Aliocha, a sinceridade de Natascha são embaladas com uma ternura ainda incipiente por Dostoievski. Estamos ainda longe daquela ternura doida, desgovernada, maldita do Aliocha de Os irmãos Karamazov (1880). Mas não há como não se emocionar com a morte de Nelly no final do livro: “E quando você ler o que está escrito, vá a ele e diga que eu morri, mas não o perdoei. Diga-lhe também que há pouco tempo eu li o evangelho. Lá está escrito: perdoai a todos os seus inimigos. Pois eu li isso e mesmo assim não o perdoei, porque quando mamãe estava morrendo e ainda podia falar, suas últimas palavras foram: ‘Eu o amaldiçoo’, então, eu também o amaldiçoo, não por mim, mas por mamãe...” Uma mágoa levada para o além.

 

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro