RESENHA CRTICA: As Herdeiras (Las Herederas)

Um filme modesto e humano, indicado em especial as mulheres de certa idade, que tem sido um sucesso em todo o mundo

30/08/2018 17:02 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: As Herdeiras (Las Herederas)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

As Herdeiras (Las Herederas)

Paraguai, Brasil, Uruguai, Alemanha, Noruega, França, 2018. 1h38min. Direção e roteiro de Marcelo Martinessi. Com Ana Brun, Margarita Irun, Ana Ivanova, Regina Duarte, Nilda Gonzalez, Maria Martins, Alicia Guerra.

Este foi o filme mais premiado do recente Festival de Gramado, onde foi vencedor como melhor roteiro, atriz (empate entre Ana Bruno, Ana Ivanona, Margarita Irun), melhor filme do júri popular, melhor direção. Um evento especial que inclui também a presença da nossa estrela Regina Duarte. Além disso, é bastante raro conseguirmos ver um filme Paraguaio com tanto êxito e repercussão. Conta basicamente a história de duas mulheres, Chela e Chiquita, que vieram de famílias ricas de Assunção, que são parceiras há mais de 30 anos. Mas com o passar do tempo a situação econômica vai piorando. E elas começam a vender tudo que possuem. Até que Chiquita vai presa por fraude e elas são obrigadas a enfrentar a realidade. A saída é servir de chofer de taxi para um grupo de outras senhoras de idade e com bastante dinheiro. Vai se virando, mas é uma mulher mais jovem (Chela) que irá ajudá-la a melhorar de situação. Um filme modesto e humano, indicado em especial as mulheres de certa idade, que tem sido um sucesso em todo o mundo (na verdade existe um público para esse tipo de projeto) até porque é muito fácil simpatizar com as atrizes e a humanidade das situações. Modesto mas sensível, é um dos raros filmes atuais que merecem serem vistos e admirados.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro