O Pensamento Cinematográfico Passado a Limpo

Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura (2003) diz a que veio desde seu título

26/03/2018 00:11 Por Eron Duarte Fagundes
O Pensamento Cinematográfico Passado a Limpo

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

O cinema inevitavelmente transformou o mundo a partir do século XX. Diz-se que o cinema começou verdadeiramente a era da imagem, e isto contém, na boca de alguns, um certo desdém, seria uma diminuição da inteligência em relação aos tempos anteriores, que seriam os tempos das palavras. Para gente como o crítico francês Antoine de Baecque esta dicotomia entre a palavra e a imagem não existe. “Para mim, o prazer do leitor acompanhou o do espectador”, anota Baecque.

Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura (2003) diz a que veio desde seu título. Mostrar, pelo exame de ensaístas (todos franceses) de cinema, como se estruturou um pensamento cinematográfico ao longo do último século —ainda que este pensamento global tivesse seus  tentáculos muito particulares. Uma maneira de ver o mundo só foi possível graças ao cinema. Um mundo cultural que estava oculto apareceu (ou reapareceu?) com a força das imagens. Baecque vai concluir seu livro com a evocação de Serge Daney, qualificado como “a memória melancólica das imagens”. É sempre assim: como olhar a história de cinema a que assistimos, junto com nossos pensadores de cinema favoritos, senão com a melancolia excitante de quem está partindo para outra coisa, como alguém que deixa inevitavelmente uma cidade muito amada?

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro